quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Happy Thanksgiving!!!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

crustless pumpkin cheesecake - cheesecake de abóbora sem crosta

Gosto muito de cheesecakes, mas não aprecio nada a crosta de biscoitos, que acho não combina nada com a cremosidade do cake em si. Quando como cheesecakes sempre acabo deixando os farelos da crosta no prato.
Com muitas abóboras maduras a disposição, queria fazer um cheesecake sem crosta para servir no jantar de Thanksgiving. Mas para isso quis testar antes e ver se resultaria bem, para evitar vexame. Olhei varias receitas, alterei aqui e ali, e acabei chegando nessa. Ficou muito bom e cremoso, e claro, lembra mais um pudim. Mas atingi meu objetivo e eliminei a crosta que foi substituída por calda de caramelo, que combinou muito bem com as especiarias e a abóbora. As alterações que farei no proximo, sera aumentar a calda e ter mais cuidado ao desenformar.

Este fiz há 2 semanas, e adoçou a comemoração de mais um aniversário de casamento, e as fotos não estão boas, mas da pra ter ideia de como ficou.

Cheesecake de abóbora sem crosta, com calda de caramelo
Ingredientes para o caramelo
1 1/4 xic. de açúcar - usei cristal amarelo
1/4 xic. de agua
Para o cheesecake
1 lata de leite condensado
1 xic.(220ml) de leite de coco
300g de cream cheese, amolecido em temperatura ambiente
450 g de pure de abóbora (fiz pure bem enxuto com fairy tale pumpkin)
2 ovos grandes
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de cravo moído
1/4 colher (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de extrato puro de baunilha
1/4 colher (chá) de sal

Preparo:
Fazer a calda de caramelo e forrar fundo e lados de sua forma preferida. Reservar.
No liquidificador, bater muito bem todos os ingredientes.
Despejar na forma caramelada, e levar a cozinhar em banho-maria no forno por 1 hora ou 1hora e quinze minutos. Teste o cozimento pressionando o meio do cake que deve estar levemente firme. Retire do forno e retire a forma da agua do cozimento, deixe esfriar completamente e leve a geladeira por no mínimo 5 horas antes de cortar.

domingo, 14 de novembro de 2010

chunky applesauce - doce de maçãs

Tive uma amiga em Boston que não costumava cozinhar - sempre muito ocupada como professora na Harvard - mas todo ano na temporada da maçã, fazia o melhor applesauce que já comi. Nessa época quando a visitava, saiamos pra jantar fora, mas deixava-mos pra comer a sobremesa em casa, o imperdivel applesauce! Que era servido bem quente, acompanhado com sorvete de baunilha.
Ela me disse que tinha o maior prazer em prepara-lo, especialmente para as duas filhas, pois era uma tradição familiar que queria perpetuar. De fato ela o preparava de maneira bem tradicional, usando uma maquineta antiga que tinha herdado para descascar as maçãs que depois eram cortadas em pedaços grandes e cozidas num tacho de cobre. E eu o prefiro assim, bem pedaçudo 'chunky'.
Applesauce é um doce de maçãs muito popular e fácil de preparar, pode ser pouco calórico dosando-se a gosto a quantidade de açúcar no preparo. Alem do que bastante barato em época de maçãs em abundância.


Por agora as maçãs estão por toda parte, lindas e doces. Alem de come-las em natura, tenho feito esse doce que é favorito pela versatilidade. Pode ser uma sobremesa em si, elevado com uma bola de sorvete, recheando crepes fininhos, acompanhando fatias de bolo, sobre panquecas no café da manha, dando sabor ao mingau de aveia, etc. Também em forma de pure pode ser acrescentado à massas de bolos e pães apara deixa-los mais húmidos, perfumados e diminuir o uso exagerado de ovos nas receitas.
Ingredientes:
12 maçãs lavadas e descascadas* - cortadas em gomos grandes (**usei 10 Fuji + 2 Pink Lady)
1 xic. de apple cider (suco de maçã com especiarias) ou agua.
1/2 xic. de açúcar cristal amarelo
3 paus de canela
5 cravos-da-índia
Preparo; Numa panela de fundo grosso, levar todos os ingredientes a ferver em fogo médio por mais ou menos 20 minutos. Desligar o fogo e manter a panela tampada ate esfriar. Depois de frio manter refrigerado. Se quiser servir quente, basta aquece-lo novamente.

*as cascas retiradas das maçãs, coloquei num saquinho de tecido de algodão próprio pra uso culinário e deixei cozinhar junto, que espremi e retirei no final do cozimento. Mas isso é absolutamente opcional.
**macas organicas e regionais.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

persimmon - caqui - diospiro

Outra delicia do Outono. Estes são da variedade 'Fuyu'.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

cranberry sauce...e Outono a passos largos

Outubro passou voando, felizmente cheio de coisas boas. Novembro esta se adiantando rápido, e daqui a pouco, mais um ano já terá passado.
A chegada das canberries é mais um indicio do Outono na sua plenitude, e sinal da aproximação dos holidays festivos. Aqui em casa gostamos tanto de cranberries frescas que mais do que eu, meu marido esta sempre de olho e perguntando se as elas já estão chegando ao mercado. E nem esperamos Thanksgiving para estrear nossos típicos cozinhados com elas.
Este foi o primeiro batch dessa temporada. Mas muitos mais virão, com certeza!





Receita do cranberry sauce, aqui