sábado, 4 de outubro de 2008

Bolo Farofa



Finalmente temos chuvas. Muito bem-vindas, pelo menos eu as espero ansiosamente. Já não tínhamos chuvas desde Marco, o que é bastante normal na nossa área. Mas já era preocupante os reservatórios / lagos, totalmente secos com seus fundos de terra esturricada.
A chegada das chuvas também enfatiza a mudança de estação trazendo temperaturas mais frescas. Propicias para um bom chá da tarde com bolo saindo do forno.
Esse bolo bastante gostoso, me trás boas lembranças e muitas saudades da "minha Mama paulistana" Dona Palma, ela o fazia sempre e me convidava. Que sorte!
Felizmente tem sido assim comigo, nessa vida cigana. Em cada lugar onde morei, fui sendo adotada pelas famílias dos meus amigos, e essas famílias se fundiram em uma única família, e todos me são muito caros e preciosos. Para sempre!
Bem, viva a nostalgia, mas vamos ao bolo.
Ingredientes: receita original
Farofa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo
1 xícara e meia (chá) de açúcar (usei 1 xicara)
100 g de manteiga em temperatura ambiente
Creme
1 lata de leite condensado
1 mesma medida (da lata) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 gemas (usei 1 gema)
1 lata de creme de leite

Preparo:
Farofa
Faça uma farofa misturando muito bem, com as mãos, todos os ingredientes. Reserve.
Creme
Misture em uma panela o leite condensado, a farinha dissolvida no leite, a manteiga e a baunilha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, deixe amornar e junte as gemas e o creme de leite.
Montagem
Unte uma fôrma de aro removível (25cm de diâmetro), coloque metade da farofa, espalhe o creme e cubra com o restante da farofa. Asse em forno médio-alto (200ºC) por 30 minutos aproximadamente.
Dica- Se desejar variar o recheio, espalhe sobre o creme 1 maçã em fatias finas, antes de colocar a segunda camada de farofa.

Fonte: aqui.