terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

kibe



Se tem uma coisa na vida que eu não posso mesmo reclamar, é de ter um marido chato pra comer. E alem do que, ele também cozinha, e muito bem!
Quando se trata de comidas que ele aprendeu a gostar - que conheceu e comeu pela primeira vez no Brasil - ele se desdobra em elogios. Quando temos visitas, e isso acontece, fico meio sem graça de tanto que ele fala bem, pois vai que a pessoa que vai experimentar pela primeira vez acaba não gostando...pode ser uma tremenda sai justa. Felizmente não aconteceu...ainda!
Já fazia muito tempo que não fazia kibe (a ultima foi quando da copa do mundo de futebol), quando fiz muitos no tamanho aperitivo, que foi servido aos nossos amigos que aqui vieram assistir aos jogos que caíram no fim de semana.
Esse Domingo tivemos por aqui o 43 Super Bowl - final do campeonato. O evento tem la os comes e bebes típicos para a época. Mas aqui em casa nada nada é tão típico, então fiz kibe para agradar marido e filho - essa delicia do oriente médio que caiu nas graças dos brasileiros e agregados.

Nota1: Usei uma fritadeira eletrica para frita-los na varanda, pois com casa fechada e aquecedor ligado esse tipo de fritura não é nada aconselhada.

Ingredientes:
2 xic. de trigo para kibe - (deixei de molho em agua fria filtrada por 4 horas) depois bem escorrido sobre uma peneira.
600g de carne bovina sem gordura, moída - moí em casa
1 cebola grande ralada fino (passei no processador)
1 col. (sopa) de um mix com: allspice, pimenta-do-reino, coentro, cominho, cravo, canela, e noz -moscada (compro esse mix num bazar árabe)
Hortelã fresca picada - a gosto
Sal quanto baste

Preparo: Misture tudo muito bem e reserve. Enquanto isso prepare o recheio.
Refogando 300g de carne bovina moída, em azeite com uma cebola pequena picada, sal, pimenta e cominho a gosto. Uma mão cheia de nozes quebradas ou pinholes levemente tostados. Cebolinha verde picada.
Faca os kibes do tamanho que preferir recheando com o refogado. Molde em formato oval com as pontas mais afuniladas. Frite em óleo quente e escorra em toalhas de papel.
Servi com húmus, pão pitta e legumes crus.
Nota2: Pode-se fazer kibe assado, para isso bata dividir a massa em 2 partes, colocar numa forma com recheio espalhando no meio e salpicar pedacinhos de manteiga - ou azeite - por cima e assar ate estar dourado.