quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

gnocchi romana


Ja comi esse gnocchi muitas vezes, mas esta e a primeira vez que arrisquei fazer. É um prato muito facil de fazer e pode ser preparado com antecedência e mantido na geladeira. Uma boa opção para salvar o jantar nos dias de correria.
Ingredientes:
3 1/4 xic (chá) de leite
1 pitada de noz-moscada ralada
6 col (sopa) de manteiga - *usei 4
1 1/4 xic (chá) de semolina
1 1/2 de queijo parmesão ralado
2 ovos
sal e pimenta moida a gosto
1/2 xic. (chá) de queijo suisso ralado para gratinar
Preparo:
Por o leite para ferver numa panela de fundo grosso, junte a noz-moscada, 2 col. de manteiga e o sal.
Em fogo baixo, gradualmente acrescente a semolina misturando muito bem para não empelotar e cozinhe por 10 minutos sem parar de mexer. Retire do fogo e junte o queijo parmesão.
Espere amornar e junte os ovos ligeiramente batidos, mexa até incorporar bem. Despeje numa forma tipo tabuleiro untada com oleo, nivelando para obter a espessura de 1/2 inch / 1 cm. Cubra com filme plastico e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira por pelo menos 1 hora.
Com um cortador redondo (1 1/2 inches / 4cm) forme os gnocchis. É bom untar o cortador com oleo, para evitar que grude. Coloque as rodelas sobrepondo uma nas outras, em um refratario untado com manteiga.
Salpique com o queijo suisso ralado e a manteiga restante.
Leve para assar em forno pre-aquecido 400ºF / 200ºC por 25-30 minutos, e ficarem dourados. Servir quente, enfeitado com manjericão fresco. Não usei, pois não tinha.
Servi com salada mista de folhas e tomates.

*Dica do autor: Para uma versão menos calorica, omita os ovos - eu omiti parte da manteiga.

fonte: The Italian Cookbook by Fiona Biggs