sexta-feira, 19 de novembro de 2010

crustless pumpkin cheesecake - cheesecake de abóbora sem crosta

Gosto muito de cheesecakes, mas não aprecio nada a crosta de biscoitos, que acho não combina nada com a cremosidade do cake em si. Quando como cheesecakes sempre acabo deixando os farelos da crosta no prato.
Com muitas abóboras maduras a disposição, queria fazer um cheesecake sem crosta para servir no jantar de Thanksgiving. Mas para isso quis testar antes e ver se resultaria bem, para evitar vexame. Olhei varias receitas, alterei aqui e ali, e acabei chegando nessa. Ficou muito bom e cremoso, e claro, lembra mais um pudim. Mas atingi meu objetivo e eliminei a crosta que foi substituída por calda de caramelo, que combinou muito bem com as especiarias e a abóbora. As alterações que farei no proximo, sera aumentar a calda e ter mais cuidado ao desenformar.

Este fiz há 2 semanas, e adoçou a comemoração de mais um aniversário de casamento, e as fotos não estão boas, mas da pra ter ideia de como ficou.

Cheesecake de abóbora sem crosta, com calda de caramelo
Ingredientes para o caramelo
1 1/4 xic. de açúcar - usei cristal amarelo
1/4 xic. de agua
Para o cheesecake
1 lata de leite condensado
1 xic.(220ml) de leite de coco
300g de cream cheese, amolecido em temperatura ambiente
450 g de pure de abóbora (fiz pure bem enxuto com fairy tale pumpkin)
2 ovos grandes
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de cravo moído
1/4 colher (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de extrato puro de baunilha
1/4 colher (chá) de sal

Preparo:
Fazer a calda de caramelo e forrar fundo e lados de sua forma preferida. Reservar.
No liquidificador, bater muito bem todos os ingredientes.
Despejar na forma caramelada, e levar a cozinhar em banho-maria no forno por 1 hora ou 1hora e quinze minutos. Teste o cozimento pressionando o meio do cake que deve estar levemente firme. Retire do forno e retire a forma da agua do cozimento, deixe esfriar completamente e leve a geladeira por no mínimo 5 horas antes de cortar.