quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

apple strudel - com açúcar e com afeto


O filho mais velho veio com a namorada para a visita famíliar e também para escapar por uns dias da gelada Costa Leste. Pensou usufruir do "normalmente ameno" inverno ao sul da Baía de San Francisco. Grande frustração! O frio está de lascar e até neve temos aqui perto, nas montanhas em direção a Santa Cruz.
Como o tempo desencoraja qualquer aventura fora de casa, deixei a preguiça de lado, e botei as mãos na massa folhada que tinha comprado há algum tempo, cheia de intenção.
Transformei em 2 apple strudels deliciosos, que servi no chá da tarde.
Nada como boa conversa, açúcar e muito afeto, para esquecer o frio. Que frio?!

Apple Strudel
1 pacote de Massa Folhada - usei esta
1 ovo inteiro batido com 1 colher de água, para pincelar.
Recheio:
4 maçãs descascadas e cortadas em pedaços pequenos - usei Granny Smith
2 colheres (sopa) de castanha de caju moída
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa - rasas) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de rum escuro - usei o húngaro Sütő
4 colheres (sopa) de uvas passas sem semente
Açúcar superfino (de confeiteiro) para polvilhar - opcional
Rendimento: 2 strudels
Preparo:
-Deixar a Massa Folhada em temperatura ambiente por 40 minutos para descongelar e ficar possível de manusear.
-Numa tigela misturar as maçãs em pedaços, o açúcar, a farinha, a canela, as uvas passas e o rum.
-Desdobrar as folhas da massa e numa surpefície enfarinhada formar dois retangulos (35 X 45cm) com a ajuda de um rolo também enfarinhado.

Fazer esse procedimento com os 2 rentagulos - um de cada vez.

Posicione a massa para enrolar começando pelo lado mais estreito. Salpique a castanha de caju moída sobre a massa e distribua a mistura das maçãs sobre a metade do retangulo, deixando 2 cm livres nas bordas. Enrole como rocambole e coloque numa forma rasa levemente untada, com a emenda pra baixo, junto a forma. Aperte as pontas. Pincele o strudel com ovo batido com a água. Faca cortes transversais ao longo do strudel - de cerca de 3 a 4cm.
Leve a geladeira por 15 minutos para que a massa possa ficar gelada novamente, depois de ter sido trabalhada. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 45 minutos. Deixe esfriar numa grade por 30 minutos. Corte e sirva morno.
Se gostar, polvilhe o açúcar em pó.
Pode ser servido com creme batido ou acompanhado de sorvete de baunilha.

strogonoff de camarão

Por muito tempo strogonoff era uma das poucas comidas que eu sabia preparar. Por ser muito fácil, não requerer pratica nem habilidade. Ah sim, sabia preparar as variações; camarão, carne e frango. Sendo assim, o primeiro jantar para o Geo no começo do namoro, só podia ser um strogonoff. E sabe, como a intenção era impressionar, caprichei, fiz com camarões enormes, os maiores que encontrei. Valeuuuu, objetivo atingido, impressionei o rapaz!
Ele realmente gosta desse prato, volta e meia, lá vem ele me pedindo para prepara-lo.

Ingredientes:
- 1 quilo de camarão limpo - 2 colheres (sopa) de manteiga - 1 cebola ralada - 1/2 xícara de conhaque - 4 colheres (sopa) de ketchup - 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon- 1 colher (sopa) de Worcestershire sauce (molho inglês) - 400ml de creme de leite fresco- 150g de cogumelos paris fatiados - sal e pimenta moída a gosto.
Modo de Fazer: Derreter a manteiga e refogar a cebola ralada até ficar transparente. Juntar o camarão e temperar com sal e pimenta. Regar com o conhaque e flambar. Adicionar o ketchup e a mostarda e mexer bem. Colocar os cogumelos e deixar cozinhar por 3 minutos, por último, o creme de leite. Mexer até incorporar bem, sem deixar ferver.
Servir em seguida, acompanhado de arroz branco e batata palha. Salpicar coentro ou salsa a gosto.
A batata palha:
4 batatas grandes descascadas e cortadas com cortador de legumes na graduação fina (para batata palito). Depois de cortadas foram lavadas com água fria para eliminar o excesso de amido. Escorri e coloquei sobre papel toalha para absorver toda a água. Fritei em pequenas porções em óleo de canola bem quente. Depois de fritas escorri sobre papel toalha. Se gostar, esse e o momento ideal para se colocar sal.