sábado, 28 de junho de 2008

Rocambole de Doce de Leite

Atencao!
Esta foto do rocambole, bem como as outras que removi daqui, foram as mais roubadas do meu blog, sem nenhuma autorizacao minha.
 Passeando pelos blogs aqui e ali, me deparei com esse rocambole que a Ana fez inspirada na receita da vovó da Fer Ayer . Como tenho uma queda enorme por doce de leite, não conseguia de jeito nenhum apagar a visão daquela fatia recheada. Única saída foi por a mão na massa. Nem imaginei que seria tão fácil, pois é uma receita muito pratica.
Assim como a Ana também usei leite condensado cozido para o recheio.

Ingredientes:
6 ovos grandes
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de farinha de trigo

Preparo (Modifiquei um pouco a maneira de fazer descrita na receita original), e fiz assim:
Na batedeira bati as claras em neve e adicionei as gemas peneiradas (isso é coisa minha, sempre peneirar as gemas que vão em pratos doces). Quando a mistura dobrou de volume e ficou bem clara, juntei o açúcar e bati mais um pouco. Desliguei a batedeira e fui agregando a farinha com movimentos leves.

Untei com manteiga 2 formas retangulares baixas (tipo para assar cookies) forrei com papel manteiga também untado. Dividi a massa nas 2 formas e assei por 12 minutos em forno pré-aquecido.

Desenformei sobre pano de prato levemente húmido e enrolei sem pressionar. Depois desenrolei, espalhei o doce de leite - uma lata de leite condensado cozido por 30 minutos na panela de pressão, e enrolei de novo.
Para dar um arzinho de glamour, polvilhei com açúcar de confeiteiro - isso foi ideia do Geo.

Ficou delicioso. Obrigada Ana e Fer pela otima receita.