domingo, 11 de novembro de 2007

sos kifli - pãozinho de sal húngaro


















Sempre ouço dizer que existe uma grande diferença entre só cozinhar, ou cozinhar ao forno (não achei expressão melhor). Ou seja, fazer pães, bolos, tortas e afins. Tanto e que as boas cozinheiras , dizem ser aquelas de forno e fogão. As cozinheiras de mão de cheia, costumam dizer que isso exige mais habilidade e muita paciência.
Para mim soa bem e faz mais sentido as palavras "cooking & baking" pra traduzir esses procedimentos. Heheh, americanizei!!

Pois bem, estou falando tudo isso, só pra contar que pela primeira vez fui assistir a uma aula de culinária, e, detalhe - delícias das padarias húngaras.
Sim, já está claro nesse blog que sou brasileira, mas deixo claro também que tenho motivos suficientes para me esforçar e cozinhar bem todas as coisas que eu puder, da cozinha húngara.
Aqui está a receita de um pãozinho muito gostoso e tão comum nas padarias húngaras, quanto é o pãozinho francês no Brasil.

Sos Kifli
Massa:
1 3/4 xícara de leite morno
1 colher (chá) de óleo
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo mais uma gema
2 colheres (chá) rasas de fermento (seco) para pão
1/2 kg de farinha de trigo

Para cobertura:
1 gema de ovo
sal marinho grosso e sementes de cominho (caraway seeds)

Em uma tigela, comece misturando o leite morno com o fermento, sal e açúcar ate dissolver bem. Junte o restante dos ingredientes líquidos e misture. Aos poucos junte a farinha e misture ate estar tudo bem incorporado. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem. Formar uma bola, colocar numa tigela grande, polvilhar com um pouco de farinha (para evitar a formação de crosta) cobrir com uma toalha de cozinha e deixar crescer ate dobrar de volume.
Dividir a massa em 3 partes iguais e esticar com o rolo formando círculos com 1 cm de espessura. Cortar em 8 triângulos como se fosse uma pizza e enrolar cada triângulo, começando pela parte mais larga mantendo bem apertado em formato de lua crescente. Pincelar com a gema, chuviscar com as sementes e/ou sal marinho.
Colocar em forma untada e levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC por 20 a 25 minutos.