segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Kolbasz - linguiça húngara


Passado Thanksgiving ninguém quer mais ouvir falar de peru. Nos últimos quatro anos, passamos o evento na casa de amigos queridos, então não temos sobras, mesmo com a insistência deles para trazermos algum "leftover" pra casa. E para variar um pouco, na sexta George resolveu fazer a tradicional kolbasz. Sempre que possível nessa época do ano, ele costuma fazer linguiça. Húngara, of course. Acho que mantendo a tradição ainda dos tempos de Hungria, onde na área rural os camponeses matavam os porcos que engordavam durante a primavera-verão para que tivessem carnes durante o inverno rigoroso. Tradição que é mantida la ainda nos dias de hoje. Os vizinhos se revezam e ajudam nos afazeres que sempre terminam em festa, pois depois de trabalhar o porco separar devidamente as carnes e preparar as linguiças, sentam para comer e beber, muuuuiiiito.
Os portugueses pelo que sei também tem tradição parecida, a que chamam de "a matança do porco". Sei que aqui perto em Santa Clara, a comunidade Portuguesa promove esse tipo de evento - que ainda não tivemos a oportunidade de conferir.
Mas voltando aqui em casa - nossa vida cosmopolita não nos permite ter a matança do porco, mas compramos carne de boa procedência, colocamos o avental e mãos a obra.
Desta vez fizemos com 10 quilos de carne. Eu me incluindo nessa historia, mas devo esclarecer que quem as faz a linguiça é o George, sou só sua principal - e única ajudante. A grande quantidade e de propósito, para ser distribuída aos amigos. Isso também já se tornou tradição, a linguiça é famosa e muito apreciada.
Com a mesma mistura para linguiça fizemos meatloaf recheado com ovos e cenoura, que acompanhado de mais linguiça, batatas e espinafres, foi servido aos amigos no almoço de Sábado. Depois cada um recebeu seu pacote de linguiças devidamente rotulado, pra levar pra casa.
Como quase todos que cozinham só por prazer, ele a faz sempre do mesmo jeito. O mesmo corte de carne com as mesmas especiarias. Mas não tem uma receita que especifica as quantidades, ele "faz a olho" ou seria pratica!
Ainda não foi dessa vez que consegui pesar ou medir os ingredientes para divulgar a receita, mas prometo fazê-lo da próxima vez, o que provavelmente acontecera no inicio de Janeiro.
Por hora só as fotos.