quarta-feira, 17 de outubro de 2007

donuts, fánks ou simplesmente sonhos




Donuts, por aqui temos muitos, todos os tipos...em qualquer lugar... Mas sonhos, esses não.
Já fazia muito tempo que eu não comia um donut, ou melhor um sonho. Daqueles tão comuns nas padarias no Brasil. Ou melhor ainda, aqueles do lanche da tarde, preparados por minha mãe, ou por minha avó, recheados com doce de leite ou goiabada.
Na Hungria são chamados de fánk, enormes e fofos e geralmente servidos com geleias de ameixa, cereja e damasco, polvilhados com açúcar fininho.

Fiz os Donuts com base na receita que vi aqui .

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo comum
(a receita original pedia 300g de farinha de grano duro e mais 200g de farinha comum - usei só a farinha comum)
80g de açúcar
5 g de sal
2 pacotes (20g cada) de fermento para pão
1 colher (café) de noz-moscada ralada (que misturei ao leite morno) isso acrescentei por minha conta
250 ml de leite morno
1 ovo
40g de manteiga

Cobertura: uma calda feita com 200g de açúcar, suco de um limão e 50 ml de agua (não usei a calda, polvilhei só com açúcar fininho - de confeiteiro - com geleia de damasco e doce de leite)

Modo de preparar:
Misturar os ingredientes secos e aos poucos juntar o leite morno e o ovo batido ligeiramente, amassando bem e aos poucos incorporar a manteiga. Se precisar pode-se acrescentar um pouco mais de farinha.
Importante: a massa deve ficar homogénea e elástica.
Faca uma bola, coloque em uma tigela funda coberta com filma plástico e deixe descansar por 45 minutos. Passado esse tempo, amasse um pouco mais e estique a massa sobre uma superfície enfarinhada ate obter 1cm de espessura. Use um cortador de diâmetros diferentes para formar os donuts. (usei uma xícara de chá e um copinho tipo aperitivo para o buraco do centro - sou uma principiante, né!)
Deixe descansar por mais 45 minutos e fritar em óleo de sabor neutro, girassol ou canola em temperatura media 180ºC / 350ºF. Escorra em papel absorvente e ainda quentes regue com a calda ou polvilhe o açúcar - como preferir.