A primeira vez que comi um biscoito desses, faz muito, muito tempo. Foi em Portland no Estado do Maine. Estava adiantada demais para uma reunião e resolvi matar o tempo numa padaria local. Pedi um café e um daqueles feios biscoitões que acabara de sair do forno. Unhummm, biscoitão feião, mas nada ordinário. Acompanha muito bem café, chá e chocolate quente.
Depois de muito tempo e outros muitos bicoitos, descobri que eles podem ter variações infinitas, doces ou salgadas.
Ontem arrumando uma gaveta com recortes e receitas, encontrei essa receita rabiscada num velho pedaço de papel, e resolvi reproduzir.
Muito facil de fazer e ficaram fofinhos. Descobri porque não são tão bonitões...(*) a massa não pode ser muito trabalhada nem alisada, senão emborracha.
OK, agora eles até parecem bonitinhos...afinal fui eu que fiz!
Ingredientes:
2 xic. (chá) de farinha de trigo
1/3 xic. (chá) de açúcar
2 1/2 col. (chá) de fermento em pó
1/4 col. (chá) de sal
1/3 xic. (chá) de manteiga sem sal
180 ml de leite
1 col. (chá) raspas de limão
1/2 xic. (chá) de cranberries frescas cortadas ao meio - usei cranberries secas
1 col. (sopa) de leite para pincelar os scones
1/4 xic. de amêndoas peladas em lascas - para espalhar sobre os scones
Modo de Preparar:
Numa tigela grande peneirar a farinha, açucar, sal e fermento. Juntar a manteiga gelada, cortada em pedacinhos e agregar aos ingredientes secos até formar uma mistura esfarelada. (*) Lembrar que a massa não deve ser muito trabalhada.
Formar uma bola e levar para uma surperficie enfarinhada, modelar um circulo de 20 cm e 3.5 cm de espessura. Cortar como pizza - total 8 fatias em forma de triangulo.
Colocar numa forma untada e forrada com papel manteiga. Pincelar as fatias com leite e cobrir com as lascas de amêndoas.
Assar por 20 minutos na prateleira do meio, em forno pré-aquecido (400 ºF / 205ºC).
Transferir para uma grade até esfriar.