domingo, 17 de fevereiro de 2008

camarões na tequila


A falta de tempo se juntou a necessidade de dar fim a 2 pimentões que estavam quase a murchar, e resultou num arroz colorido e muito aromático que foi servido com camarões "scampi" na tequila.
Feito assim:
Em 1 colher (sopa) de azeite refoguei os pimentões (1 vermelho e 1 verde) em cubinhos e 1 xic. de ervilhas verdes congeladas. Cozinhei por 5 minutos e misturei a 3 xíc. de arroz cozido e quente.
Numa outra frigideira, juntei 2 col. (sopa) de manteiga sem sal com uma colher de azeite, dourei 3 dentes de alho picados, juntei 1/2 quilo de camarões frescos (sem cascas, veias e tripas), deixei refogar ate ficarem levemente rosados, flambei com 3 col. (sopa) de Tequila. Corrigi o sal, acrescentei pimenta-do-reino moída, uma pitada de paprika picante e o suco de um limão siciliano. Serví sobre o arroz colorido, com coentro fresco picado.

cranberry scones


A primeira vez que comi um biscoito desses, faz muito, muito tempo. Foi em Portland no Estado do Maine. Estava adiantada demais para uma reunião e resolvi matar o tempo numa padaria local. Pedi um café e um daqueles feios biscoitões que acabara de sair do forno. Unhummm, biscoitão feião, mas nada ordinário. Acompanha muito bem café, chá e chocolate quente.
Depois de muito tempo e outros muitos bicoitos, descobri que eles podem ter variações infinitas, doces ou salgadas.
Ontem arrumando uma gaveta com recortes e receitas, encontrei essa receita rabiscada num velho pedaço de papel, e resolvi reproduzir.
Muito facil de fazer e ficaram fofinhos. Descobri porque não são tão bonitões...(*) a massa não pode ser muito trabalhada nem alisada, senão emborracha.
OK, agora eles até parecem bonitinhos...afinal fui eu que fiz!

Ingredientes:
2 xic. (chá) de farinha de trigo
1/3 xic. (chá) de açúcar
2 1/2 col. (chá) de fermento em pó
1/4 col. (chá) de sal
1/3 xic. (chá) de manteiga sem sal
180 ml de leite
1 col. (chá) raspas de limão
1/2 xic. (chá) de cranberries frescas cortadas ao meio - usei cranberries secas
1 col. (sopa) de leite para pincelar os scones
1/4 xic. de amêndoas peladas em lascas - para espalhar sobre os scones

Modo de Preparar:
Numa tigela grande peneirar a farinha, açucar, sal e fermento. Juntar a manteiga gelada, cortada em pedacinhos e agregar aos ingredientes secos até formar uma mistura esfarelada. (*) Lembrar que a massa não deve ser muito trabalhada.
Formar uma bola e levar para uma surperficie enfarinhada, modelar um circulo de 20 cm e 3.5 cm de espessura. Cortar como pizza - total 8 fatias em forma de triangulo.
Colocar numa forma untada e forrada com papel manteiga. Pincelar as fatias com leite e cobrir com as lascas de amêndoas.
Assar por 20 minutos na prateleira do meio, em forno pré-aquecido (400 ºF / 205ºC).
Transferir para uma grade até esfriar.