quarta-feira, 5 de agosto de 2009

black quinoa & grilled salmon


Refeição mais saudável que essa? Quase impossível!!!
Que pratinho saudavel: quinoa preta orgânica com file de salmão (sockeye wild) grelhado, e salada de espinafres. Pois então, esse foi meu almoço de hoje.

Não gosto nada de comer sozinha, mas fazer o que? Pego então meu pratinho e me sento la fora, onde muitos pássaros e esquilos me fazem companhia.
Vou confessar outra coisa: amo peixes e frutos do mar, e salmão com certeza não é mesmo meu peixe favorito. Mas ocorre que esse peixe é riquíssimo em nutrientes, então temos que come-lo.
Eu sei, tem gente que fala que comida não é remédio, e coisa e tal...Ok, não é mesmo, mas pode ajudar muito. Quem nunca ouviu aquele velho dizer que, somos o que comemos...acredito nisso. Ah, também quem já passou por um aperto na saúde e sentiu o susto da agua bater na bunda, sabe bem o que estou falando.

Para mim uma maneira de deixa-lo mais atraente ao meu gosto é da-lhe um leve toque asiático. Ai vai que eh uma beleza.
Esse preparei assim:

1 file de salmão de mais ou menos 1 kg - cortei em 3 pedaços grandes
2 col. sopa de vinagre de arroz
2 col. sopa de molho de soja
1 colherinha de mel
1 colherinha de gengibre ralado
1 colherinha de pimenta vermelha seca
3 ramos de cebolinha verde fatiada
sal a gosto
1 dente de alho espremido
3 col. sopa de azeite

Junte todos os ingredientes - menos o azeite - numa travessa de vidro, coloque o salmão e deixe marinar na geladeira por no mínimo 15 minutos.
Retire o salmão da marinada - descarte a marinada - besunte os files com o azeite. Leve a grelhar no broiler ou churraqueira, primeiro com a pele para baixo, depois de dourado um lado, vire para dourar do outro.

Servir com mais molho de soja e cebolinha verde fatiada a gosto e maionese de wasabi.

A quinoa preta foi lavada e cozida só com agua.

O espinafre foi temperado com sal, limão e azeite.

note:
salmão selvagem tem cor (vermelho intenso) e sabor mais acentuados que os criados e reproduzidos em fazendas e alimentados com ração.