domingo, 10 de agosto de 2008

Brazil Nut Cake


Gosto muito da Castanha-do-Para - aqui conhecida por Brazil Nut - e minha favorita. Especialmente quando cruas, in natura. Já fazia um bom tempo que não as achava assim, só encontrava torrada e salgada misturada a outros tipos de castanhas.
Semana passada tive a sorte de acha-las em dois lugares diferentes, por dois preços diferentes e nem preciso dizer que comprei duas vezes. Já comemos muitas delas e ainda tenho muitas outras para inventar moda.
No Sábado quis fazer um bolo para o café da manha de Domingo, usando as ditas castanhas. Me veio a lembrança um bolo que ganhei de presente, feito com castanhas e café, enviado de Porto Velho para São Paulo pela vizinha do meu irmão. Que bolo delicioso! No norte do Brasil essas castanhas são abundantes.
Me lembrei do bolo mas não tinha nenhuma receita. Também não queria nada muito trabalhoso, então parti para o Google e achei essa receita aqui . Fiz algumas alterações porque queria um bolo simples, tipo coffee cake e o resultado agradou. Mas creio que para sobremesa ou ocasião que o valha, vale experimentar com o recheio sugerido.

Receita do Bolo

Ingredientes:Massa:
1 xícara (200 g) de manteiga
1 xícara de açúcar (usei 3/4)
3 ovos
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de castanhas-do-pará moídas
1 xícara de leite
licor de sua preferência (não usei)

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 xícara de castanhas-do-pará moídas
1 colher (sopa) de manteiga

Pré aqueça o forno médio (180°). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de aro removível. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar. Depois vá acrescentando um ovo de cada vez, batendo a cada adição, até obter um creme claro. Junte a farinha, a baunilha e o fermento. Misture as castanhas e o leite. Espalhe a massa na forma e asse por 40 minutos. Deixe esfriar.
Desenforme e corte o bolo em três camadas (só cortei em duas). Umedeça-as com licor e reserve.Para o recheio, misture o leite condensado, as castanhas e a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até que o creme se desprenda do fundo da panela. Recheie as camadas do bolo, colocando uma sobre a outra.Decore o bolo com castanhas moídas e/ou em lâminas.