quarta-feira, 2 de abril de 2008

cuscuz de praia

Esse cuscuz é bastante popular e vendido aos pedaços, vindos de tabuleiros enormes dos vendedores ambulantes nas praias do Rio de Janeiro.
Normalmente não são muito doces, e são servidos com coco fresco ralado e regado com leite condensado por cima do pedaço.

Provei esse cuscuz pela primeira vez lá na praia, e um tempo mais tarde uma colega de trabalho levou um enorme, para uma festa na empresa. Gostei muito, mas como na época não costumava cozinhar, não me interessei em pegar a receita.
Mas agora, para dar fim ao restante de um pacote de tapioca que comprei pra fazer esse pudim, resolvi tentar reproduzir o tal cuscuz. Depois de ler muitas receitas...resolvi fazer assim:

Ingredientes:
250 gramas de farinha de tapioca granulada
1 litro de leite
250ml de leite de coco
4 col. (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

1 Coco ralado fresco à gosto (usei 1 xic. de coco desidratado)
Leite condensado

Preparo:
Em uma tigela coloquei a farinha de tapioca com a metade do leite e deixei descansar por meia hora, mexendo de vez em quando. Passado o tempo, juntei ao restante do leite, leite de coco, açúcar, sal e levei ao fogo baixo, misturando até o ponto de fervura. Despejei em uma forma de vidro untada com óleo e deixei descansar em temperatura ambiente até amornar. Levei a geladeira por uma noite.
Cortei em quadrados, passei pelo coco ralado e ao invés de servir com leite condensado, preferi usar o doce de leite que fiz conforme gentil ensinamento, by Agdah.
Ficou muito bom.