segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Dia do Vizinho - Muffins de Natal

A querida Gina , promoveu no blog dela o evento do Dia do Vizinho, 23 de Dezembro - que eu nem sabia que existia. Pois então, a ideia muito boa por sinal - era presentear o vizinho com algo caseiro - publicar a receita e contar a reação. Já estava nos meus planos fazer algo para dar aos meus vizinhos e alguns amigos mais próximos, mas não sabia o que fazer. Choveu um monte de ideias boas na minha cachola oca, mas acabei me decidindo por essa receita que já havia feito outra vez e saiu bem. Alem do que é muito fácil. A intenção era publicar no tempo estipulado, mas andei tão atrapalhada que não deu . Ai, trocando visitinhas, a Gina me disse para publicar assim mesmo, meio tarde. Então aqui esta.
Muffins de Natal
A ideia dessa receita Christmas muffin mix é exatamente para presentear. Basta colocar os ingredientes secos pela ordem num vidro de 1 litro com fechamento hermético. Fazer uma etiqueta bonita listando os ingredientes que precisam ser acrescentados (líquidos), bem como o método de preparo. Enfeitar a borda do vidro com ráfia ou fita e amarrar junto uma colher de pau.

Detalhe: Pode-se variar o tipo de especiarias e frutas, atendendo o gosto da pessoa ser presenteada.


Como as vizinhas e amigas a quem presentei não são nem um pouco chegadas ao fogão, fiz os muffins, embalei e entreguei prontinhos para serem comidos.
Recebi em troca, sorrisos felizes e posteriores comentários de que estavam muito bons. Agradou geral!!!

Receita
Ingredientes secos:
300g de farinha de trigo com fermento ( se usar farinha sem fermento, use 1 col. (chá) de fermento em pó)
2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
2 col. (chá) e canela moída
2 col. (chá) de mix de especiarias moídas (cravo, all spice, cardamomo, noz-moscada)
100g de nozes (pecans ou walnuts) grosseiramente picadas
140g de frutas tropicais secas
100g de açúcar mascavo claro
Ingredientes líquidos:
2 ovos ligeiramente batidos
300ml de leite
100g de manteiga derretida.
Preparo:
Numa tigela misture os ingredientes secos, junte os ovos batidos, o leite e a manteiga. Misture ate incorporar bem. Não precisa bater. Coloque as forminhas de papel em 12 formas de muffins e distribua a massa por igual. Leve para assar em forno pré-aquecido 190ºC por 18 a 20 minutos - bom ficar de olho pois fornos variam - ou fazer o teste do palito para saber se esta assado. Depois de assados colocar sobre uma grade ate esfriarem completamente.