quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Chicken Piccata

Esse franguinho já é bem manjado aqui em casa. Quando falta inspiração é ele que pinta na área. A receita é bem simples, de fácil preparo e o resultado agrada com o "up" dado pelas alcaparras.

Ingredientes:
2 peitos de frango cortados em 4 files
1/2 xic. de farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
2 col. (sopa) de azeite de oliva
1 shallot* pequena ralada
3/4 xic. de vinho branco
2 col. (sopa) de suco de limão
2 col. (sopa) de alcaparras - enxaguadas para retirar o excesso de sal e escorridas
Preparo:
Coloque os files de frango entre 2 folhas de filme plástico sobre uma tábua e usando o martelo de carne ou o fundo de uma frigideira, bata para torna-los bem fininhos. Faca isso um de cada vez. Tempere os files com sal e pimenta e passe-os pela farinha de trigo e retire o excesso.
Aqueça uma frigideira - de preferência de fundo grosso - e frite os files um a um no azeite, ate ficarem levemente dourados. Retire e mantenha-os aquecidos.
Na mesma frigideira em fogo baixo, refogue levemente a shallot - se precisar acrescente um pouco mais de azeite, junte o vinho, o suco de limão e as alcaparras esmagadas. Retorne os files a frigideira de deixe tomar gosto por 3 minutos. Salpique salsa picada e sirva.

Vai bem sobre linguine, batatas cozidas ou como no meu caso, com legumes cozidos no vapor.

* Shallot é um tipo de cebola pequena de sabor suave.

Falafel & Tzatziki Sauce





Acho que falafel deve ser um parente bem próximo do Acarajé, talvez sejam mesmo primos. Eu gosto dos dois.
Nas ultimas semanas desde que comecei meu tratamento, todas as manhas a caminho do hospital tenho que passar em frente ao falafel-drive-in. Isso mesmo, não leu errado não, um drive-in, no melhor estilo Californiano. O lugar é bem pequeno e simples, tipo pé pra fora ou sujinho, e esta sempre cheio. Apesar de gostar muito de Falafel e sentir o apelo diário, resisti e não parei para experimentar. Por circunstancias tenho que tomar cuidados mais rigorosos com o que como. Mas com a vontade crescendo, resolvi que iria eu mesma preparar alguns. Ontem coloquei os grãos de molho e hoje o resultado esta aqui. Ficaram deliciosos e foi nosso jantar. Servi com pão pita e vegetais crus regados a Tzatziki - um molho grego - receitas abaixo.
Ingredientes
1 3/4 xic. de grão-de-bico
2 dentes de alho esmagados
1 cebola pequena cortada em quatro
1 col. (chá) de sementes de coentro em pó
1 col. (sopa) de cominho em pó
1 col. (chá) rasa de pimenta cayenne, ou a gosto
1 xic. de folhas de salsa ou coentro picados - usei os dois meio a meio
1 col. (chá) de sal
1/2 col. (chá) de pimenta-do-reino
1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
1 col. (sopa) de suco de limão
Óleo neutro para a fritura - usei óleo de semente de uva
Preparo:
1. Coloque os grãos numa tigela com 6 xícaras de agua fria filtrada e deixe de molho por 24 horas. Vão triplicar de tamanho. Se necessário coloque mais agua para manter os grãos submersos.
2. Escorra bem os grãos (reserve um pouco da agua). Transfira os grãos para o processador de alimentos e adicione o restante dos ingredientes - menos o óleo. Tenha o cuidado de de vez em quando raspar as beiradas para que tudo fique bem misturado. Se necessário para facilitar o processamento adicione um pouco da agua reservada, mas não mais que 1 a 2 colheres (sopa). Prove e corrija os temperos a gosto.
3. Como não queria fazer fritura de imersão, com porções da massa fiz pequenos falafels em forma hamburguers e fritei com pouco óleo em frigideira.

*Para fritar em imersão como sugere a receita original; coloque bastante óleo em uma panela funda e larga, quando o óleo estiver bem quente, frite os falafels em pequenas quantidades por vez. Ficam bem dourados em menos de 5 minutos.
Use a ajuda de uma colher de sopa para forma-los redondos, ou uma colher de chá para fazer bolinhas menores.
Servir quente ou em temperatura ambiente.
Source: nytimes

Tzatziki - Molho
3 pepinos persas ralado grosso e colocado sobre uma peneira para escorrer todo o liquido.
1 xic. de yogurt grego - ou outro yogurt escorrido para ficar mais denso
1 dente de alho passado pelo espremedor bem fininho
1 col. (sopa) azeite de oliva
1 col. (sopa) de suco de limão
sal e pimenta moídos a gosto
dill ou hortelã frescos a gosto - usei hortelã
Misturar bem todos os ingredientes e servir.