domingo, 7 de dezembro de 2008

Xmas' Hungarian Beigli


Esses rolos de Nozes e de Sementes de Papoula são populares treats de Natal na Hungria. Creio que em boa parte do Leste Europeu.George gosta muito deles e seu favorito é o de sementes de papoula. Ele tem historias bem engraçadas de quando era menino, e que por gostar tanto dele, alem de comer os que sua mãe preparava, sempre procurava saber se a mãe dos amiguinhos os tinha preparado também, para então dar um jeito de ser convidado para o lanche na casa deles. Que guloso!!!

Nunca os fiz antes, mas estava determinada a fazê-los neste Sábado, e fiz. Devo confessar sem nenhuma modéstia que fui aprovada por ele e por mim mesma. A receita que fiz rendeu quatro rolos - 2 de cada sabor - e saíram muito bons. Massa fininha e muito recheio, alias como deve ser.

Receita:
Ingredientes para a massa:
500 g. de farinha de trigo
150 ml. de sour cream
170 g. de manteiga sem sal - gelada
20 g. de fermento fresco para pão - pode-se usar o seco
1 ovo grande
50 g. de açúcar - usei cru, amarelo
1 pitada de sal

Preparo: Aqueça o sour cream levemente, junte o fermento esfarelado, misture e reserve. Na tigela da batedeira peneire a farinha, junte o açúcar, sal e a manteiga cortada em pedacinhos. Misture com o gancho até obter uma farofa grossa. Junte a mistura de fermento e o ovo levemente batido. Continue misturando ate obter uma massa lisa. Caso necessário agregue mais um pouco de farinha. Divida a massa em 4 partes iguais, embrulhe separadamente em filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 2 horas. Enquanto isso prepare os recheios.

Recheio de Sementes de Papoula:
200 g. de sementes de papoula moídas - não moí
150 g. de açúcar
100 ml. de agua filtrada
1 col. (cha) de extrato de baunilha
50 g. de uvas passas hidratadas em 50 ml. de rum - e depois bem escorridas
Raspas da casca de um limão
1 col. (chá) de canela moída

Preparo: Ferva a agua com o açúcar ate obter um xarope. Retirar do fogo e juntar os demais ingredientes, deixar esfriar.

Recheio de Nozes:
400 g. de nozes moídas
200 g. de açúcar
100 ml. de leite
50 g. de uvas passas hidratadas em 50 ml. de rum - e depois escorridas
Raspas da casca de uma laranja
1 col. (chá) de extrato de baunilha
Preparo: Leva o leite e o açúcar ao fogo baixo mexendo sempre ate engrossar como um xarope. Retirar do fogo e juntar os demais ingredientes. Deixar esfriar.

Preparando os rolos: 2 de Papoula e 2 de Nozes.
Numa bancada enfarinhada, com a ajuda de um rolo de madeira, estique cada porção de massa formando retangulo com 1/2 cm de espessura.Espalhe o recheio (metade) sobre a massa evitando os 3 cm das bordas. Vire essas bordas para dentro, isso evitara que o recheio escape quando assar. Enrole os retangulos começando pelo lado menor, coloque em tabuleiro forrado com papel manteiga untado, com a emenda pra baixo. Depois de enrolado os quatro, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Depois disso, faca pequenos furos nos rolos (isso evita que rachem enquanto assam) e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC em torno de 40 minutos - dependendo do forno.Não abrir o forno nos primeiros 20 minutos. Se quiser, depois de 20 minutos de forno pode pincelar os rolos com uma gema diluída em uma colher de leite.***Não me agrada nada o gosto e cheiro de gema na crosta, então usei um jeitinho de aprendi com minha mãe: 10 minutos antes de tira os rolos do forno, pincelei toda a crosta com café extra forte adoçado. Isso garante uma cor bonita e brilhante. Outra opção é só polvilhar açúcar de confeiteiro depois de pronto.