segunda-feira, 16 de novembro de 2009

New Zealand green-lipped mussels - mexilhões de concha verde da Nova Zelandia

Nenhuma novidade dizer que amo frutos do mar. Embora encontra-los frescos e de boa procedência seja sempre uma missão. Todo cuidado é pouco com contaminação, principalmente dos oriundos de fazenda marinhas e de baías poluídas.
Mas cosmopolitas que somos, já que não podemos compra-los diretamente dos pescadores, nos resta então compra-los em lugares confiáveis e reconhecidos por vender produtos de boa procedência, e acreditar que assim e. Afinal quase tudo na vida depende de confiança.
Neste Domingo pela manha quando fui as compras, já tinha certo que compraria peixes e frutos do mar, pois LG vinha para o almoço, e para agrada-lo, seria com o que ele gosta muito. Já tinha comprado caranguejo, camarão e peixe, quando vi esses mexilhões (live and wild caught) com conchas verdes muito lindas, não resisti, comprei. Ainda bem, pois estavam super frescos e foi uma deliciosa entrada.

feitos de maneira bem simples 'steamed';
1 1/2 kg de mexilhões - conchas bem lavadas para retirar toda a areia e 'barbas' removidas.
3 dentes de alho bem amassados
2 col. sopa de azeite de oliva
2 col. sopa de manteiga
1 1/2 de vinho branco - se possível do mesmo que será servido para beber
sal e pimenta moída na hora
um punhado de salsa fresca picada

Numa panela grande, frite o alho no azeite ate ficar alourado, junte os mexilhões e tampe a panela por um minuto. Destampe e mexa e coloque o vinho, tampe novamente a panela, agora em fogo médio e deixe cozinhar de 4 a 5 minutos. Junte a manteiga, sal e pimenta e mexa bem. Desligue o fogo e junte a salsa picada. Sirva imediatamente. Fatias de pão levemente tostadas são otimas para acompanhar os mexilhões e aproveitar o caldo.

ainda sem lavar e com as 'barbas'