sábado, 17 de janeiro de 2009

Yam - ou seja, batata doce

Simples assim, assada com um nuvenzinha de canela moida. Deliciosamente saudavel!

Cozido de garbanzo e couve

Esse cozido seria bem mais apropriado para um jantar de noite fria, mas acabou sendo o jantar de uma noite não tão fria. Estamos em pleno inverno, mas aqui nessa parte da California, a semana que passou foi de temperaturas amenas, dias ensolarados e ceu azul, que remetem a primavera. Enquanto boa parte do pais esta com temperatura congelante a um digito ºF. Bem, eu estou adorando. Um único porem e a falta de chuvas, que normalmente ocorrem em Janeiro. Ate agora foram poucas e isso a longo prazo trará consequências... talvez as teremos em Fevereiro...

Aqui em casa gostamos muito de grão-de-bico (não sei porque, mas não gosto desse nome) prefiro garbanzo, soa melhor, enfim...numa operação usar o que tem, juntei alguns ingredientes e resultou um cozido - ou sopão - bem substancioso.
Cozinhei 2 xic. de grão-de-bico - que foi deixado de molho durante o dia - num litro de caldo de legumes e uma folha de louro.
A parte refoguei 2 dentes de alho em 2 col.(s) de azeite, juntei um punhado de tender de porco defumado (sobras), um maço de couve crespa - folhas grosseiramente rasgadas, cominho, sal e pimenta vermelha seca triturada. Misturei ao grão-de-bico cozido e deixei ferver um pouco. Servi quente com um fio de azeite.