quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

baked tapioca pudding

pudim de tapioca assado

Domingo passado tivemos o Super Bowl - final do campeonato de football americano - uma tradição. É um evento muito esperado e comentado, transmitido em rede nacional, com shows de artistas famosos, exibição dos mais caros comerciais da TV que são muitas vezes os mais engraçados. Os comerciais costumam atrair tantos fans quanto a propria partida. Não menos famosas são tambem as comidas típicas consumidas no domingão do SB.
Aqui em casa, paralelo ao jogão, tinhamos uma outra atração bem brasileira; desfiles do carnaval, diretamente do Rio de Janeiro pela TV Globo via satelite. Cá entre nós, não sei o que mais atraia nossos convidados, samba ou football...
Com um grupo "melting pot" desse, a comida preparada e servida não escapou das diferentes influencias. E mais uma vez, nossa mania de exageros resultou numa semana "quase" inteira de folga do fogão e uma geladeira cheia de sobras: NY steaks, cogumelos gigantes, farofa, feijão preto com paio, pães, salgadinhos, etc...que estão sendo repaginandos aqui, alterados com uma saladinha ali, até que tudo se acabe.

Para quebrar a rotina do esquenta e inventa, resolvi fazer um Pudim de Tapioca que vi aqui.
A receita abaixo é a original. Na minha versão fiz essas alterações: usei 4 ovos e não fiz a calda de caramelo. Achei o resultado bem interessante, mas da proxima vez vou fazer a calda de caramelo, ou talvez, servir com um butterscotch em separado, porque faltou mesmo um "que" de doçura.

Ingredientes:
-1 xícara (chá) de farinha de tapioca
- 600 ml de leite
- 4 colheres (sopa) de coco ralado seco
- 400 ml de leite de coco
- 1 lata de leite condensado
- 6 gemas (usei 4)
- 1 colher (sopa) de margarina derretida
- 6 claras batidas em ponto de neve (usei 4)
- 2 xícaras (chá) de açúcar cristal para caramelizar (não fiz - usei forma retangular untada com manteiga e salpicada com açúcar)

Preparo:
Numa tigela coloque a farinha de tapioca, o leite e o coco ralado e deixe hidratando por +/- 4 horas em temperatura ambiente.
Transfira a mistura acima para uma batedeira e acrescente o leite de coco, o leite condensado, as gemas e a margarina derretida.
Bata bem por +/- 3 minutos até dissolver os grumos da tapioca.
Junte delicadamente as claras batidas em ponto de neve.
Caramelize uma fôrma de pudim com o açúcar cristal e coloque a mistura da tapioca. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC, em banho-maria por 1 hora e 10 minutos ou até que enfiando um palito o mesmo saia limpo. Desenforme frio.

DICA: Para o banho-maria coloque água quente para não retardar o processo de cozimento