segunda-feira, 7 de abril de 2008

bolo de chocolate sem farinha

flourless chocolate cake



Aniversario tem que ter bolo. E mesmo Little Geo não gostando de doces, fiz esse bolo para a sobremesa do jantar da Sexta. Não é um bolo muito doce e suavizei ainda mais, servindo com as frutas frescas, que ele gosta muito.
Ingredientes:
340 g de chocolate meio amargo (50% cacau)
5 col. (sopa) de manteiga sem sal
5 col. (sopa) de leite
5 col. (sopa) de amêndoas moídas
170 gr de açúcar
1 col. (chá) de fermento em pó
4 ovos separados
Preparo:
Pré aqueça o forno 180ºC / 350ºF.
Unte uma forma de 23 cm / 9 in com manteiga, forre com papel manteiga também untado.
Numa tigela que possa ir ao calor, coloque o chocolate em pedacinhos, a manteiga e o leite. Leve a tigela sobre uma panela com agua a ferver em fogo baixo. Misture bem ate derreter o chocolate.
Em separado, bata bem as gemas com metade do açúcar e junte ao chocolate derretido. Junte as amêndoas moídas e o fermento em pó.
Também em separado bata as claras em neve juntando alternadamente o restante do açúcar ate formar picos firmes, gentilmente agregue à mistura de chocolate. Coloque na forma e leve para assar por 40 minutos.
*Devido a variação de forno é bom fazer o teste com um palito, se ele sair limpo esta assado.

Obs.: Esse tipo de bolo sem farinha não cresce muito e quando esfria abaixa um pouco e tem aspecto de torta.
Pode ser servido morno ou frio. Com creme batido tipo chantilly ou pulverizado com cacau ou açúcar em pó.
A receita copiei daqui

seafood fiesta for LG b'day






Nosso plano era ir passar este fim de semana no Yosemite Park , lugar lindo, que já fomos outras vezes, mas vale a pena voltar. O marido tirou a Sexta off, vimos hospedagem, separamos roupas e calçados apropriados para hiking, etc. Mas nosso resfriado ainda esta latente e o tempo frio que resolveu voltar, repensamos e achamos melhor desistir do passeio.
Não foi nada mal. Tivemos um otimo programa familiar e resolvemos na Sexta, preparar um jantar para nosso Geo Jr.. Ele faz aniversario este mês, e não vai estar por perto pois já esta de malas prontas para pegar a namorada em Budapeste, rumar para as Ilhas Canárias e celebrar os 30 em grande estilo.
Como ele é doido por caranguejos e aqui estamos no final da temporada dos Dungeness e king crabs, preparamos alguns caranguejos, camarões, vieiras e também uns canapés de caviar, com ideia muito boa que copiei daqui.
Ah... bebemos muuuiiiitas caipirinhas para brindar!
Fizemos assim:
Canapés: Lavei bem algumas batatas grandes, enxuguei, cortei em rodelas de meio cm. pincelei com azeite e assei ate ficar levemente coradas. Servi com uma colher de chá de sour cream e uma colher de café de caviar e cebolinha verde.
Não sou expert em caviar, esses que usei, ganhei dos vizinhos russos.
Caranguejos: Como já são pré-cozidos, coloquei em folhas de alumínio, borrifei agua filtrada e fechei bem "como envelopes" para se criar vapor em forno pré-aquecido, temperatura baixa por 20 minutos.
Camarões: Limpos e sem cabeças, salteei em azeite, alho e salsa picados.
Vieiras: Selei em azeite super quente até ficarem douradas. Tirei do fogo, cobri com uma mistura de paprika doce e picante, sal e pimenta-do-reino moídos na hora e cebolinha verde.
Para aconpanhar: Salada com um mix de folhas, tomatinhos doces, molho tartaro, maionese de wasabi, fatias de limao siciliano.
Little Geo adorou essa Fiesta para o B'Day!