quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bolo com banana e caramelo


Banana e caramelo e uma combinação bem feliz.
Este bolo de bananas com caramelo é um dos meus prediletos. Fazia muito tempo que andava com uma vontade danada de fazer um. Hoje tomei coragem e decidi. Liguei para minha mãe e peguei esta receita bem facinha, e rendeu um bolão. O resultado está aí, fofinho e muito bom.
Preparei um caramelo com 2 xícaras de açúcar e 1 1/2 de água, despejei numa forma retangular de 35 x 30 cm. Cortei 6 bananas bem maduras em rodelas e coloquei por cima do caramelo. Salpiquei então uma nuvenzinha fina de canela em pó sobre as bananas que cobri com a massa do bolo.
Massa do Bolo:
Coloquei para bater 4 colheres (de sopa) de manteiga , 2 xícaras de açúcar (*usei 1 e ½) e 3 gemas que bati até obter um creme fofo. Diminui a velocidade e juntei alternadamente 3 xícaras de farinha de trigo já peneirada com 1 colher (de sopa) de fermento em pó, 1 xícara de leite e 2 colheres (de sopa) de rum.
Numa outra tigela, bati as 3 claras em neve e incorporei à massa com movimentos leves de baixo para cima, sem bater. Assei em forno pré-aquecido 365ºF (185ºC) por 40 minutos - testei com o palito, que saiu limpinho.
Tirei do forno, deixei esfriar por 15 minutos sobre uma grade e virei sobre um prato de servir.
*Na medida do possível, tento diminuir a quantidade de açúcar pedida em receitas brasileiras. Segundo o paladar do meu europeu mais próximo, elas são doces demais...concordo!