sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Nega Maluca


Sexta-feira chuvosa e uma saudade tão forte da minha mãe. Bem, sinto saudades dela sempre, mas tem dias que bate mesmo muito forte. Resolvi que alem de falar com ela ao telefone, tinha também que fazer alguma coisa que lembrasse a casa dela. Decidi pelo bolo Nega Maluca, que ela faz como ninguém. Ah, como coisas tão simples podem ser tão boas e trazer tanto conforto!

Ingredientes:
1 xic. de açúcar (usei integral amarelo)
3 ovos
1 xic. de óleo de canola
2 xic. de farinha de trigo (usei meio a meio integral e branca)
1 xic. de chocolate em pó (usei 70% cacau)
1 col. (chá) de extrato de baunilha
1 xic. de agua fervente
1 col. (sopa) de fermento em pó

Preparo: Bater os ovos e açúcar ate ficar cremoso, juntar o óleo e bater mais um pouco. Juntar o chocolate em pó, a baunilha, a agua quente e alternadamente a farinha. Por ultimo juntar o fermento e misturar bem. Colocar em forma untada e enfarinha o ou forrada com papel manteiga e assar em forno médio por 40 minutos - sempre bom fazer o teste do palito para conferir se esta devidamente assado. Deixe o bolo esfriar sobre uma grade por 20 minutos, e cubra com a calda feita com:
Calda: 1/2 xic. de açúcar, 3 col. (sopa de manteiga) 1/2 xic. de chocolate em pó e 1/2 xic. de leite, 1 col. (chá) de canela moída - juntar todos os ingredientes e levar a ferver ate ficar com espessura de xarope. (Usei um palito de bambu para furar o bolo antes de cobrir com a calda).