terça-feira, 11 de março de 2008

papaya maduro

Mesmo depois de tantos anos vivendo em outras terras, ainda me faz falta uma fatia de mamão bem maduro e docinho no café da manha. Esse desejo já não é só meu, é também extensivo ao marido, que se considerando "meo brasilero" até já aprendeu como escolher um bom mamão na hora de compra-lo e adora fazer trocadilhos com "papaya & mamaya"...

Alem das tantas qualidades nutricionais, o mamão cai muito bem numa saladas de frutas, e quem não gosta de um creme de papaya com licor de cassis?! Sobremesa simples e refrescante, famosa nas churrascarias... mais fácil de fazer, impossível. Basta bater no liquidificador uma porção de mamão maduro com sorvete de baunilha, despejar numa taça e derramar um splash de licor de cassis...muito fácil não é!

O Brasil é um grande exportador de mamão , especialmente para o mercado Europeu.

Aqui na Califórnia, os papayas que encontramos são importados do México e do Hawaii.
Pois mesmo com clima famoso por favorecer o cultivo de uma diversidade de frutas, o verão seco e quente e as baixas temperaturas do inverno californiano, tem frustrado as tentativas de se cultiva-lo por aqui. Estudos da UC Universidade da California tem vislumbrado a possibilidade de cultiva-lo em pequenas fazendas, pois é grande a demanda de consumo do fruto, verde e maduro pela grande população latina e asiática que por aqui vive.