terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ricotta pound cake

Um bolo italiano. E falando nisso, hoje la em Sampa, o aniversario de duas pessoas muito queridas, que moram no meu coração forever...

Parabens Mama Palma,
Parabens Ci!
Feliz aniversario!!!
Love ya!



Ah, o bolo...pois esse bolo foi uma grande descoberta, vindo de um blog que gosto muito.
Ja o fiz repetidas vezes, pois é facil e delicioso. Desta vez, alem da baunilha indicada na receita, coloquei tambem raspas de limao, e ficou muito bom.





Ingredientes:
1 1/2 xicara de farinha para bolo (cake flour)
* aqui é facil encontrar essa farinha - mas pode-se fazer a mistura em casa
- basta colocar 2 colheres (sopa) de amido de milho no fundo da xicara medidora e completar com farinha de trigo - ai tera a mistura chamada cake flour.
2 1/2 colheres (cha) de fermento em po
1 pitada de sal
3/4 de xicara de manteiga sem sal, amolecida
1 1/2 xicara de ricotta fresca
1 1/2 xicara de açúcar
3 ovos grandes
1/2 fava de baunilha / ou uma colher (cha) de extrato puro de baunilha
** usei tambem 1 colher (cha) de raspas de limão
Açúcar em po para cobrir o bolo ja pronto.

Preparo:
Aqueça o forno (350F) com a grade posicionada ao meio do forno.
Unte uma forma tipo bolo ingles. Forrei tambem com papel manteiga.
Numa tigela peneire a farinha, fermento, sal, e reserve.
Na batedeira misture a manteiga, ricotta e acucar ate obter um creme liso. Acrescente os ovos, um de cada vez incorporando bem a acada adição.Se usar a fava de baunilha, raspe bem o interior e junte ao creme, ou  junte o extrato de baunilha. Raspe bem os lados da tigela e junte os ingredientes secos, misturando em velocidade baixa ate estar tudo bem incorporado.
Despeje a massa  na forma, de uma batidinha leve sobre a bancada para eliminar possivel ar e leve ao forno - depois de 15 minutos, baixe o forno para 325F e complete o cozimento que no total sera de mais ou menos 40 minutos. Sempre bom fazer o teste do palito para saber se esta assado.
Deixe esfriar na forma sobre uma grade por 15 minutos, depois retire da forma e complete o esfriamento ainda sobre a grade. Polvilhe o bolo com açúcar em po.
*** Se a ricotta for muito humida, recomenda-se deixa-la escorrer sobre uma peneira antes de usa-la. Dependendo da humidade da ricotta, o bolo precisara tambem de mais tempo no forno.


Receita daqui