segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tökfőzelék




Os sinais da chegada do Outono como se diz por aqui "is around the corner". Ou seja bem próximo. Com isso as abóboras maduras já estão aparecendo. Aqui em casa gostamos muito. E são tantas as possibilidades doces e salgadas que se pode fazer com elas.
Parece coincidência, mas lendo hoje o post de Agdah me encorajei a postar sobre o muito simples Tökfőzelék, que em húngaro soa estranho, literalmente ensopado de abobora - mas pode-se dizer que é primo irmão da familiar Quibebe. Que também sem merecer, leva o rotulo de comida de pobre. Well, well, well!
O Geo diz que quando menino detestava esse comida, mas que aprendeu a gostar depois de adulto. E ele quem o prepara, sempre sem receita especifica. Acho que se lembra como a mãe dele fazia. Neste Sábado quando ele o preparava, fiquei atenta nas quantidades, assim posso passar a frente. Apesar da simplicidade é uma comida deliciosa e nutritiva.
Ingredientes:
600 gr. de abóbora - usamos Butternut_Squash - cortada em palitos
2 col. (sopa) azeite de oliva
1 cebola branca, pequena - ralada
1 litro de agua filtrada
Sal a gosto
1 col. (chá) acucar - opcional - desta vez não usamos, pois a abóbora estava bem doce
Dill fresco a vontade - para cozinhar e guarnecer
Roux feito com 2 col. (sopa) de farinha de trigo e 1 col. de azeite
Sour cream
Vinagre branco
Preparo: Refogar a cebola no azeite ate ficar transparente, juntar a abóbora, misturar ligeiramente e colocar a agua. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando.
Quando a abóbora estiver cozida, juntar o roux, (o acucar se for usar), e mais agua se necessário. Temperar com sal e dill picadinho. Deixar ferver ate ter uma consistência de creme grosso.

Servir com sour cream, gotas de vinagre branco e dill fresco a gosto.
Pode ser acompanhado com fatias ou nacos de pão rústico.