segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cogumelos fritos a moda húngara

Na Hungria cogumelos fritos são muito populares. Servidos em aperitivos ou entradas acompanhados de molho tártaro, e também em prato principal, com arroz de ervilhas.


Evito ao máximo fazer frituras no inverno, quando temos que manter a casa fechada e aquecimento funcionando. Elas não combinam com casa fechada, por mais que o exaustor trabalhe, e o cheiro é impregnante. De modo geral as frituras são bem raras por aqui.

Mas como as temperaturas estão ainda bastante agradáveis, as janelas e portas podem estar abertas, aproveitei para fazê-los, para agradar o Geo, que gosta muito.

E para redimir o pecado da fritura, servi com um mix de arroz basmati integral e brocolis salteados em alho e azeite.


Ingredientes & Modo de preparar:

500 gr. de cogumelos

1 xic. de buttermilk (leitelho)

1/2 xic. de farinha de trigo

1/2 xic. de fuba

temperos a gosto - ervas secas e paprika

Óleo p/ fritar

Sal e pimenta a gosto

Limpe os cogumelos com toalhas de papel - eles não devem ser lavados. Coloque-os em uma tigela tempere com sal e pimenta, adicione o buttermilk e deixe marinar por 30 minutos. Depois disso escorra bem.

Leve 250 ml de óleo para aquecer numa panelinha funda.

Misture a farinha e o fuba e tempere com ervas secas e uma pitada de paprika. Passe os cogumelos nessa mistura e frite-os em porções no óleo quente ate dourar - 2 a 3 minutos. Retire do óleo e deixe escorrer sobre papel toalha. Se preferir, espalhe um pouco mais sal e pimenta enquanto ainda quentes.