domingo, 21 de dezembro de 2008

Bolo de frutas com especiarias e calda de rum


Já deveria ter colocado esse post antes, mas o tempo anda curto e a correria esta grande. Esse bolo parece perfeito para a época do Natal. A principio pode parecer complicado pela lista grande de ingredientes, mas tendo todos os ingredientes em mãos, e um bolo muito fácil de fazer.
Ele já estava na mira faz bastante tempo, e me arrependo de não te-lo feito antes, pois resulta num bolo delicioso e muito aromático.
A receita copiei de algum lugar, mas infelizmente não anotei, provavelmente de alguma revista numa sala de espera em consultório medico.
Fiz algumas alterações, principalmente nas quantidades de açucares pedidos, afinal as frutas que vão no bolo já são bastante doces. Parece que acertei no meu julgamento e estou postando do jeito que fiz.
Ah, rende um bolo bem grande ou 2 pequenos.

Ingredientes do Bolo:
2 2/3 de farinha de trigo
1 1/2 col. (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 col. (chá) de canela moída
1/2 col. (chá) de noz moscada moída
1/4 col. (chá) de gengibre ralada - se não tiver fresca, usar em pó
1/4 col. (chá) cardamomo moído
6 col. (sopa) de manteiga sem sal
1 xic. de açucar mascavo - escuro
2 ovos grandes
3 col. (sopa) de mel
2 col. (chá) de extrato puro de baunilha
1/2 xic. de leite de coco
1 xic. de abacaxi fresco , picado em pedaços pequenos
2 bananas bem maduras amassadas (1 xic)
1 xic. de coco ralado - seco - tostado
1/2 xic. de uvas passas - usei brancas
3/4 xic. de pistachios tostados, grosseiramente picados

Calda para cobrir o bolo: feita com2 col. (sopa) de mel dissolvido em 1/2 xíc. de leite quente e 1/2 xic. de rum.

Preparo do bolo:
Numa tigela junte os 7 primeiros ingredientes (secos), reserve.

Na tigela da batedeira bata bem a manteiga e o açucar ate ficar cremoso. Ainda batendo junte os ovos e bata bem. Junte o mel, baunilha, e o leite de coco. Diminua a velocidade e adicione a banana. Ainda em velocidade baixa junte os ingredientes secos ate incorporar bem. Desligue a batedeira e junte o abacaxi, passas, coco e pistachios, misture bem com uma espátula. Coloque a massa em forma untada e forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido 160ºC e asse por 40 a 45 minutos ou estejam dourados. *Sempre faço o teste do palito no centro do bolo, se sair limpo esta cozido por dentro.

Transferir o bolo para uma grade. Depois de morno, desenforme e coloque no prato de servir, com o lado de cima para cima, não inverta esse bolo. Use um palito e faça furos sobre o bolo e regue com a calda de rum. Decore com pistachios tostados e quebrados, ou com coco ralado.