quarta-feira, 9 de setembro de 2009

arroz primavera com sumac e rolinhos de beringela e humus

Conheci o sumac há uns 5 anos atrás, quando nos mudamos para essa vizinhança e cescobri um bazar de especialidades do Oriente Médio. Curiosa que sou, vi uma senhora na fila com uma quantidade enorme de sumac moído, e perguntei se não se importava de me contar sobre seu uso. Ela gentilmente falou muito sobre o sabor, uso, mostrou me a 'marca' que ela achava melhor, e ainda me deu a dica desse arroz que ja fiz repetidas vezes.
O arroz: usei basmati grão longo (cozido a maneira brasileira) refogado em azeite e alho, agua e sal.
A parte fiz um refogado de cenouras raladas e ervilhas frescas, em cebola, azeite, sal e salsinha fresca picada.
Depois juntei o arroz pronto ao refogado e cobri com uma colher (sopa) bem generosa de sumac moído.
Os rolinhos de beringela, foi uma tentativa que deu certo, pois adoro beringela e também humus (receita abaixo), e resolvi uni-los.
Descasquei e cortei a beringela em laminas no comprimento, salpiquei levemente sal e deixei escorrer. Depois sequei as fatias com papel toalha, pincelei azeite dos dois lados e passei por farelo de pão levemente torrado, coloquei em tabuleiro raso untado e levei ao forno quente ate dourar levemente dos dois lados. Deixei esfriar e cobri as fatias com leve camada de húmus e formei os rolinhos, que foram servidos com o arroz.

*Esses rolinhos ficam bons também como entrada.

Humus:
2 xic. de grão de bico (garbanzo) cozido e escorrido
1/4 xic. de tahini (pasta de gergelim)
2 dentes de alho
1/4 xic. de suco de limão, fresco
1 a 2 col. (sopa) de azeite de oliva
1/2 col. (chá) de cominho moído
sal a gosto
1 col. (chá) de sumac moído
Preparo: No processador de alimentos, leve todos os ingredientes, menos o sumac. Se a pasta formada ficar muito densa, ajuste com um pouco de agua morna, ate obter a espessura desejada. Transfira para uma travessa e salpique o sumac.