segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bolo de maçãs (inteiras)

Com uma porção de maçãs pequenas e doces, resolvi fazer esse bolo, pois achei o tamanho delas ideal para tal. Foi a segunda vez que fiz esse bolo com maçãs inteiras. A primeira vez que fiz (e não postei) foi logo que o vi nesse blog. Na ocasião fiz acompanhando a receita a risca (com a receita impressa ao meu lado), e usei maçãs maiores, cortadas nas extremidades. Desta vez, que foi no Sábado, resolvi contar com minha "boa" memoria, e guess what?! - esqueci de assar as maçãs antes de colocar a massa do bolo. Nice ah!
Devo dizer que essa falha, alterou sim o resultado final, pois as frutas encolheram no cozimento e ficaram meio que soltas e menos macias que da outra vez. Mas devo dizer tambem, que não comprometeu em nada o sabor e o aroma. Este é um bolo a ser repetido muitas e muitas vezes. E com certeza, para melhor resultado, não vou mais esquecer de assar as maçãs. Lição aprendida!

Ingredientes:
5 a 6 maçãs medias
Para rechear as maçãs: nozes trituradas e uvas passas (receita original)
Na minha versão, usei nozes, açúcar mascavo e canela
Para o bolo esponja:4 ovos
4 col. (sopa) de açúcar
4 col. (sopa) de óleo
4 col. (sopa) de farinha de trigo
1 col. (chá) de fermento em pó
Preparo: Descasque e retire os miolos das maçãs. (passei suco de limão nelas para não escurecem).
Unte com manteiga uma forma de aro desmontável e forre o fundo com papel manteiga. Coloque as maçãs, recheie suas cavidades e leve ao forno (200ºC), asse por 20 minutos. (essa foi a parte que pulei desta vez, e digamos quase comprometeu o resultado).
Enquanto as maçãs estão assando, prepare a massa do bolo. Bata muito bem os ovos e açúcar ate ficar bem fofo. Adicione o óleo, farinha e fermento, misture bem ate estar bem agregado e espalhe a massa igualmente sobre as maçãs assadas. Leve ao forno e asse por 20 a 25 minutos. Teste espetando um palito, que saindo limpo o bolo esta assado.
Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos. Corra uma faca fina nas bordas da forma, abra a forma e vire o bolo sobre uma grade. Depois de frio coloque num prato de servir. Ele fica bonito dos dois lados, então tanto faz ...up or dow, fica à conveniência.
Na receita original, o bolo leva cobertura, o que o torna bem festivo e pode ser transformado em sobremesa. Não fiz. Economizei nas calorias e ficou um bolo simples, bom para acompanhar uma xícara de chá ou café.