terça-feira, 23 de setembro de 2008

Aloha! Mahi-Mahi in Macadamia Nut Crust

prato pronto
raiz de taro para o pure
peixe
nos

Quem nunca ouviu falar no Havai? Provavelmente todos ja. Seja pela histórica batalha de Pearl Harbor , a fama do surf em ondas gigantes, natureza diversa, praias paradisíacas, musica e dança contagiantes, os filmes de Elvis Presley e tantas outras coisas.
Conhecer o Havai foi por muito tempo um sonho distante. Bem diferente do que eh para a maioria dos "average americans" pois Hawaii é para eles destino bem corriqueiro de ferias. Também muitas empresas daqui levam vez ou outra seus eventos aquelas ilhas. Geo já havia estado la uma vez, na ilha Maui.
Em Outubro de 2006, esse sonho se realizou. Fizemos nossa viagem ao Havaí, para comemorar o aniversario do Geo. O destino foi a ilha de Oahu, mais precisamente Honolulu, e nosso hotel na linda praia de Waikiki. Adorei tudo. Desde a chegada saudada com musica, sorrisos, Aloha e Lei, os lindos colares de flores trançadas. O povo, natureza, historia, cultura e costumes, tudo fascinante, que levaria paginas a descrever.
Tivemos a inusitada surpresa de poder ver, da varanda do restaurante onde jantávamos, o lançamento da segunda temporada do seriado Lost, num telão instalado na praia, com a presença de todos os atores, incluindo o talentoso Rodrigo Santoro. E claro, uma multidão de fãs.

Falando em comida, que comida fantástica, numa profusão de produtos frescos.
Nem preciso dizer nada sobre os peixes e frutos do mar, afinal o Hawaii é um conjunto de ilhas na imensidão azul do oceano pacifico.

Tentei reproduzir um peixe delicioso, bem comum nos menus dos restaurantes Havaianos e de preparo bem simples.

Mahi-Mahi in Macadamia Nut Crust
4 files de mahi mahi
1 1/4 xic. de macadamia triturada (*)
1/2 xic. de panko - farelo de pão, japonês
2 col. (sopa) de azeite
2 col. (sopa) de leite de coco
sal e pimenta moídos
Preparo:
Misture a macadamia triturada e o panko.
Tempere os files com sal e pimenta. Passe-os pelo leite de coco e empane com a mistura de macadamia e panko.
Numa frigideira de ferro com o azeite coloque os files ainda com a frigideira morna. (Isso evita que a crosta se queime antes do peixe estar cozido.) Continue em fogo baixo ate que fique dourado. Vire cuidadosamente com uma espátula fina de metal e deixe dourar. Se preferir pode-se levar ao broiler para dourar a parte de cima do peixe. Eu os virei sem problemas, pois esse eh um peixe bem firme.
Servi com puré de Taro e salada mista.

(*) Macadamia eh largamente cultivada no Havaí, mas acho que castanha de caju daria muito bem.
Fonte: Me inspirei aqui, mas fiz do jeito que achei melhor, e resultou bem.