quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Happy B'Day, my Love!

Boldog születésnapot! Sok boldogságot kívánok!

Flor de um jardim em Mendocino, CA

Hoje é o aniversário do meu amado Geo. Mas não haverá festança, pois estamos na véspera de uma viagem longa. Vai rolar só um jantarzinho caseiro, com bom vinho e também sobremesa. Mas terá mais comemoração no destino, ai sim, do jeito que ele merece.
Na medida do possível para o aniversário dele (isso quando passamos em casa), procuro fazer um bolo ou sobremesa que lembre sua infância ou seu pais de origem, e claro, que ele goste!
Para este ano tinha pensado em fazer uma Dobostorta, mas com tempo escasso, e a torta requer tempo pois é bastante trabalhosa. Acabei optando por outra não menos trabalhosa - a Linzertorte (na versão, amêndoa e damasco), só que, como já tinha pronta a compota-de-damasco, ganhei tempo, então consegui fazer o agrado.

*Essa torta e a mesma que o Edu, leia-se DCPV, fez de sobremesa no jantar húngaro do IB



Receita:
Apricot Almond Linzertorte
Para a massa
2 xícaras de amêndoas com peles, levemente torradas e completamente frias
3 / 4 xícara de açúcar
3 / 4 xícara farinha de trigo
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de canela
1 / 2 colher de chá de gengibre ralado (ou em pó)
1 / 4 colher de chá de cravo moído
2 gemas grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 / 8 colher de chá de extrato puro de amêndoa
2 colher de chá limão ralado (zest)
1 1 / 2 tabletes de manteiga sem sal, gelada cortada em pedaços pequenos
Recheio
1 xícara de água
2 / 3 xícara de açúcar
1 / 3 xícara de brandy
8 oz damascos secos (grandes)
Açúcar de confeiteiro (em pó)
Equipamento:
Forma para torta (fundo removível) de 10 polegadas
Faça a massa:
Pulsar as amêndoas tostadas e açúcar em um processador de alimentos até as amêndoas estar finamente moídas. Numa tigela peneirar juntos a farinha, sal, canela, gengibre, cravo, em seguida juntar a mistura no processador e pulsar para combinar bem.
Numa pequena tigela com um garfo, bater levemente as gemas, os extratos, e raspas de limão, adicionar ao processador juntamente com manteiga. Pulsar até a massa formar uma bola. Com um terço da massa formar um um disco entre 2 folhas de plástico e leve a geladeira, cerca de 10 minutos. Com o restante da massa forme outro disco entre 2 folhas de plástico e leve a geladeira por cerca de 10 minutos.
Fazer o recheio:
Ferver água, açúcar, brandy, e os damascos em uma pequena panela, descoberta, mexendo ocasionalmente, até damascos ficarem macios e é líquido xaroposo, de 15 a 20 minutos. Transfira a mistura para o processador de alimentos e pulse ate obter uma mistura homogénea. Espalhar a mistura num prato e deixe esfriar por 15 minutos.
Assar a Torta:
Forno pré-aquecimento a 350 ° F com rack no meio.
Remover a massa maior da geladeira, retire a camada superior do plástico envoltório, então inverta sobre a forma. Pressione a massa uniformemente para baixo, com a ajuda do plástico, então espalhe a massa na borda e pressione (lateral será mais grossa que em baixo). Pressione levemente para fechar qualquer fissura.
Asse até levemente durada, cerca de 20 minutos, e depois de arrefecer completamente sobre uma grade, cerca de 30 minutos. (A massa pode criar umas bolhas que irão murchar, uma vez que esfria.) Lembre se que a torta vai ao forno novamente após colocado o recheio e as tiras de massa sobre o recheio, então não asse demais a base.
Com uma espátula espalhe bem o recheio sobre a massa assada e alise bem com as costas de uma colher.
Traga a outra massa - menor - da geladeira, retire a camada superior do plástico envoltório, em seguida, corte esse redondo em tiras 1/2-inch-wide. (resfrie as tiras de novo se necessário.) Arranje metade das tiras sobre o recheio cerca de 1 polegada uma das outras pressionando nas pontas com a beirada da Torta. Dispor as tiras restantes sobre todas a primeira tiras para formar um látice (crisscross) simples. Prensar as bordas com a ponta dos dedos.
Assar até topo estar dourado, +/- 40 minutos. Esfrie completamente, cerca de 2 horas.
Antes de servir, remova os lados - aro da forma - e polvilhe levemente com açúcar de confeiteiro ( em pó ).
Cooks' note: A Torta (sem o açúcar de confeiteiro) pode ser feita até 2 dias antes e mantida coberta, em temperatura ambiente.