domingo, 14 de novembro de 2010

chunky applesauce - doce de maçãs

Tive uma amiga em Boston que não costumava cozinhar - sempre muito ocupada como professora na Harvard - mas todo ano na temporada da maçã, fazia o melhor applesauce que já comi. Nessa época quando a visitava, saiamos pra jantar fora, mas deixava-mos pra comer a sobremesa em casa, o imperdivel applesauce! Que era servido bem quente, acompanhado com sorvete de baunilha.
Ela me disse que tinha o maior prazer em prepara-lo, especialmente para as duas filhas, pois era uma tradição familiar que queria perpetuar. De fato ela o preparava de maneira bem tradicional, usando uma maquineta antiga que tinha herdado para descascar as maçãs que depois eram cortadas em pedaços grandes e cozidas num tacho de cobre. E eu o prefiro assim, bem pedaçudo 'chunky'.
Applesauce é um doce de maçãs muito popular e fácil de preparar, pode ser pouco calórico dosando-se a gosto a quantidade de açúcar no preparo. Alem do que bastante barato em época de maçãs em abundância.


Por agora as maçãs estão por toda parte, lindas e doces. Alem de come-las em natura, tenho feito esse doce que é favorito pela versatilidade. Pode ser uma sobremesa em si, elevado com uma bola de sorvete, recheando crepes fininhos, acompanhando fatias de bolo, sobre panquecas no café da manha, dando sabor ao mingau de aveia, etc. Também em forma de pure pode ser acrescentado à massas de bolos e pães apara deixa-los mais húmidos, perfumados e diminuir o uso exagerado de ovos nas receitas.
Ingredientes:
12 maçãs lavadas e descascadas* - cortadas em gomos grandes (**usei 10 Fuji + 2 Pink Lady)
1 xic. de apple cider (suco de maçã com especiarias) ou agua.
1/2 xic. de açúcar cristal amarelo
3 paus de canela
5 cravos-da-índia
Preparo; Numa panela de fundo grosso, levar todos os ingredientes a ferver em fogo médio por mais ou menos 20 minutos. Desligar o fogo e manter a panela tampada ate esfriar. Depois de frio manter refrigerado. Se quiser servir quente, basta aquece-lo novamente.

*as cascas retiradas das maçãs, coloquei num saquinho de tecido de algodão próprio pra uso culinário e deixei cozinhar junto, que espremi e retirei no final do cozimento. Mas isso é absolutamente opcional.
**macas organicas e regionais.