sábado, 14 de novembro de 2009

Chowder de milho e batata

Adoro chowders. Mais ainda em tempos de temperaturas baixas, quando comidas quentes e confortantes são sempre bem-vindas.
Meu favorito absoluto é mesmo o New Egland clam chowder bem tradicional, e claro, acompanhado com os Oyster crackers. (biscoitinhos viciantes!!!)
Chowder é de fato uma sopa robusta e com muitas variações de uma região para outra. Alguns levam bacon ou outro tipo de 'salty pork fat', e a maioria leva creme de leite ou leite na sua feitura. Menos o Manhattan clam chowder, feito com caldo e tomates.

Desta vez para aproveitar a saideira das ultimas espigas de milho fresco, juntei batata e presunto neste chowder que resultou super bem.

Ingredientes:
4 espigas de milho, grãos cortados e sabugos reservados
1 colher de sopa de óleo de oliva
1 cebola media cortada em pedaços pequenos (prefiro ralada)
2 talos de salsão finamente picados
250g de presunto defumado, casca removida e reservada, e o presunto cortado em cubos pequenos
2 xícaras de creme de leite freso
3 batatas medias (aprox. 450g), descascadas e cortadas em cubos
Kosher sal e pimenta moída na hora
3 xícaras de agua filtrada

Preparo:
Use as costas de uma faca para raspar bem as espigas de milho para liberar toda a polpa e sucos; reserve os sabugos.
Num caldeirão médio, aqueça o óleo e refogue a cebola e o salsão e deixe cozinhar ligeiramente. Adicione 3 xícaras de água filtrada, a casca do presunto e os sabugos e deixe ferver por 5 minutos. Descartar então os sabugos e casca do presunto.
Adicione ao caldo, o creme de leite e as batatas e cozinhe até que as batatas estejam quase macias. Junte os grãos de milho e o presunto, deixe ferver em fogo brando até que o milho e a batata estejam completamente cozidos.
Tempere com sal e pimenta e sirva.