No final de Maio quando estivemos em Pennsylvania visitando Chris, descobri essa receita numa das revistas sobre jardinagem - que e a paixao da Debby - nossa nora. Já ia copiar a receita no notebook, quando ela me perguntou o que de tão interessante eu tinha achado pra copiar. Mostrei a ela a receita, e disse que o puré de batata doce com banana tinha me intrigado. Ela que não gosta de banana, de pronto disse, arranque a pagina pra você, pois nunca faria essa receita.
O tempo foi passando e a tal pagina estava perdida no meio de outros papeis da viagem. Outro dia organizando tudo, separei a pagina e coloquei numa gaveta na cozinha. Comprei as batatas, mas me distrai de novo em outros rumos. Enfim, hoje resolvi que era o dia, e fiz para o jantar.
Na realidade a pagina da revista sugere um menu completo, com espetinho de frango ao chili, pesto de ervas e puré de batata doce e banana. Naturalmente segui tudo a risca - ou quase!
Aqui as receitas pela ordem:
Espetinhos de frango
600g de peito de frango sem osso e sem pele - cortados em cubos (usei sobre coxas sem ossos e sem peles - cortadas ao meio)
1 pitada de acucar mascavo
1 colher de chá de chili em pó
sal & pimenta a gosto
1/4 de colher de chá de pimenta cayenne
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Preparo: Numa tigela misture os pedaços de frango e demais ingredientes e deixe tomar gosto por pelo menos 15 minutos. Se usar espetos de bambu ou outra madeira, deixe-os de molho em agua fria por pelo menos 15 minutos (evita que queimem na churrasqueira). Coloque 5 pedaços de frango em cada espeto e leve sobre a grelha já quente da churrasqueira, deixando grelhar por pelo menos 8 minutos de cada lado, veja se esta bem cozido.
Pesto
2 xic. de folhas de coentro fresco
1 xic. de folhas de salsa lisa fresca
1/4 xic. de amendoins torrados
1/4 xic. de suco fresco de limão
2 alhos
l/2 xic. de azeite de oliva
sal a gosto
Preparo: Coloque os 5 primeiros ingredientes num processador de alimentos e processe ate estar tudo muito bem picado, junte o azeite e sal e processe um pouco mais.
Puré de batata doce e banana
1kg de batatas doce, descascadas e cortadas em pedaços
1 banana em rodelas
2 colheres de sopa de mel (usei uma)
2 colheres de sopa de jalapeno fresca, sem sementes e bem picadinha
1/4 de xic. de suco de laranja
sal & pimenta a gosto
Preparo: Cozinhe as batatas em agua e sal ate estarem macias (aprox. 15 minutos)
(* eu assei as batatas com casca, enroladas em papel manteiga, deixei esfriar um pouco e tirei as cascas)
Tanformar as batatas em pure, voltar a panela ao fogo e juntar os demais ingredientes, mexer o pure ate ter a consistencia desejada. Temperar com sal e pimenta.
Servir os espetinhos sobre o pure e acompanhar com pesto no mesmo prato ou servido numa tigelinha própria pra molho.
fonte: Garden Gate
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
espetinhos de frango com pure de batata doce e banana + pesto
Marcadores: banana, batata doce, frango, pesto
terça-feira, 11 de agosto de 2009
DCPV- presentes e gentilezas
Se já não bastasse o honroso convite para participar do interessante Inter Blogs, ainda ganhamos esses presentes. Um kit dcpv, com essas coisas legais, e o valor maior, a gentileza.
Edu , adorei as fotos, cartinha simpática e o livro de receitas. George também adorou a camisa 9 do Timão, e agora vai esperar um jogo em fim de semana para estreá-la com estilo.
Fazendo minhas, suas palavras...Valeu mesmo ter participado de um 'treco' super legal.
Nossos agradecimentos a você, Dé e demais confrades.
Marcadores: agradecimentos, amizades, dcpv, presentes
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
black quinoa & grilled salmon

Refeição mais saudável que essa? Quase impossível!!!
Que pratinho saudavel: quinoa preta orgânica com file de salmão (sockeye wild) grelhado, e salada de espinafres. Pois então, esse foi meu almoço de hoje.
Não gosto nada de comer sozinha, mas fazer o que? Pego então meu pratinho e me sento la fora, onde muitos pássaros e esquilos me fazem companhia.
Vou confessar outra coisa: amo peixes e frutos do mar, e salmão com certeza não é mesmo meu peixe favorito. Mas ocorre que esse peixe é riquíssimo em nutrientes, então temos que come-lo.
Eu sei, tem gente que fala que comida não é remédio, e coisa e tal...Ok, não é mesmo, mas pode ajudar muito. Quem nunca ouviu aquele velho dizer que, somos o que comemos...acredito nisso. Ah, também quem já passou por um aperto na saúde e sentiu o susto da agua bater na bunda, sabe bem o que estou falando.
Para mim uma maneira de deixa-lo mais atraente ao meu gosto é da-lhe um leve toque asiático. Ai vai que eh uma beleza.
Esse preparei assim:
1 file de salmão de mais ou menos 1 kg - cortei em 3 pedaços grandes
2 col. sopa de vinagre de arroz
2 col. sopa de molho de soja
1 colherinha de mel
1 colherinha de gengibre ralado
1 colherinha de pimenta vermelha seca
3 ramos de cebolinha verde fatiada
sal a gosto
1 dente de alho espremido
3 col. sopa de azeite
Junte todos os ingredientes - menos o azeite - numa travessa de vidro, coloque o salmão e deixe marinar na geladeira por no mínimo 15 minutos.
Retire o salmão da marinada - descarte a marinada - besunte os files com o azeite. Leve a grelhar no broiler ou churraqueira, primeiro com a pele para baixo, depois de dourado um lado, vire para dourar do outro.
Servir com mais molho de soja e cebolinha verde fatiada a gosto e maionese de wasabi.
A quinoa preta foi lavada e cozida só com agua.
O espinafre foi temperado com sal, limão e azeite.
note:
salmão selvagem tem cor (vermelho intenso) e sabor mais acentuados que os criados e reproduzidos em fazendas e alimentados com ração.
Marcadores: Peixes e Frutos do Mar, quinoa preta
domingo, 2 de agosto de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Shrimp Kabobs in Chipotle Sauce


Os camarões sem cascas (rabo intacto), foram marinados com 1/2 xícara de chipotle in adobo sauce*, batido com um dente de alho e sal a gosto. Colocados em saco plástico tipo ziplock e deixados marinando por 30 minutos na geladeira. Depois colocados em espetos de bambu, demolhados previamente (evita que queimem na churrasqueira). Foram grelhados (dos dois lados)sobre a grade quente da churrasqueira.
Servidos com couscous de semolina com legumes e pinholes tostados e salada de couve frise.
Também, costelinhas de porco (baby ribs) com molho bbq e cebolas caramelizadas.
Para refrescar sangria de vinho tinto, cervejas normal e sem álcool.
E pra sobremesa, um cheesecake com frutas frescas, muito bom - esse comprado no WFM.
*(chipotle in adobo sauce e típico da cozinha mexicana) por aqui muito comum e encontrado facilmente.



