quarta-feira, 5 de agosto de 2009

black quinoa & grilled salmon


Refeição mais saudável que essa? Quase impossível!!!
Que pratinho saudavel: quinoa preta orgânica com file de salmão (sockeye wild) grelhado, e salada de espinafres. Pois então, esse foi meu almoço de hoje.

Não gosto nada de comer sozinha, mas fazer o que? Pego então meu pratinho e me sento la fora, onde muitos pássaros e esquilos me fazem companhia.
Vou confessar outra coisa: amo peixes e frutos do mar, e salmão com certeza não é mesmo meu peixe favorito. Mas ocorre que esse peixe é riquíssimo em nutrientes, então temos que come-lo.
Eu sei, tem gente que fala que comida não é remédio, e coisa e tal...Ok, não é mesmo, mas pode ajudar muito. Quem nunca ouviu aquele velho dizer que, somos o que comemos...acredito nisso. Ah, também quem já passou por um aperto na saúde e sentiu o susto da agua bater na bunda, sabe bem o que estou falando.

Para mim uma maneira de deixa-lo mais atraente ao meu gosto é da-lhe um leve toque asiático. Ai vai que eh uma beleza.
Esse preparei assim:

1 file de salmão de mais ou menos 1 kg - cortei em 3 pedaços grandes
2 col. sopa de vinagre de arroz
2 col. sopa de molho de soja
1 colherinha de mel
1 colherinha de gengibre ralado
1 colherinha de pimenta vermelha seca
3 ramos de cebolinha verde fatiada
sal a gosto
1 dente de alho espremido
3 col. sopa de azeite

Junte todos os ingredientes - menos o azeite - numa travessa de vidro, coloque o salmão e deixe marinar na geladeira por no mínimo 15 minutos.
Retire o salmão da marinada - descarte a marinada - besunte os files com o azeite. Leve a grelhar no broiler ou churraqueira, primeiro com a pele para baixo, depois de dourado um lado, vire para dourar do outro.

Servir com mais molho de soja e cebolinha verde fatiada a gosto e maionese de wasabi.

A quinoa preta foi lavada e cozida só com agua.

O espinafre foi temperado com sal, limão e azeite.

note:
salmão selvagem tem cor (vermelho intenso) e sabor mais acentuados que os criados e reproduzidos em fazendas e alimentados com ração.

15 comentários:

Mari disse...

Odete querida, salmão é mesmo uma delícia.. essa refeição ficou 5 estrelas, amiga!!!
Nunca comi quinua, mas morro de vontade de provar, pois só ouço elogios a ela... :)
Beijo enorme

Mari

Vânia Costa disse...

É saudável e sabe bem... E eu acredito que nós somos o que comemos! Sem dúvida!
Esse salmão deve ter ficado uma delicia!

Beijinho*

Talita disse...

Hummm... amo peixe!! Esse salmão está com um aspecto delicioso!

Gina disse...

Odete, que refeição saboros! Ao contrário de você, eu adoro salmão, mas sou a única fã da casa. Aliás, minha filha gosta dele cru, como sashimi e esse eu não consigo...
Graças a Deus esse é o 4° dia de sol por aqui e esse prato iria muito bem agora.
Bjs.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

As cores estão deslumbrantes, e os ingredientes eu adoro...

bjsssssssssss

Iliane disse...

amiga..eu gosto do salmão!não é minha preferncia em peixe!mas..com um molho cremoso e grelhado!..mas..não consigo comer a tal da quinoa..kkkk..não houve jeito para engolir..emfim!!..mas..espinafre é tudo de bom..amo..seu prato tá lindo..e..você tem razão quando diz que comer sozinha é dificil..eu sei o que é isso..almoço só a semana inteira..menos nos fins de semana claro!!!mas..fazer o que né?bjus..

ameixa seca disse...

Aqui nem quinoa white nem black, por isso não me importava nada de te fazer companhia (aos esquilos e pássaros, também he he) e apreciar a paisagem e o prato de comida. Já eu adoro salmão e não comemos mais peixe aqui em casa, porque ele está muito mais caro que a carne!

Tânia disse...

Odete...eu nunca vi a quinua preta. Aqui sempre faço da branca, flocos e farinha...o gosto é igual?
Salmão eu gosto demais, e esse seu toque deve ter dado a ele um gosto muito especial mesmo!
Ah, que inveja (boa) do seu recanto de almoço....eu iria amar as companhias dos esquilos e pássaros também!
Beijinhos

angela disse...

Odete, que legal comer outside, eu gosto de tudo que vc fez, mas adorei toque especial do salmão. bjs

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! disse...

Excelente receita... me agradou mto...
Parabéns pelo blog...
assim q der um tempinho faça uma visita em

http://www.paulacavequia.blogspot.com

lá vc tb irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, de sua sugestão, critica...

Sylvia disse...

Concordo, comida nao é remédio, mas comer bem evita muita dor de cabeca. Justamente estava conversando com meu dentista no sábado. Eu acho que a gripe aqui esta atacando tanto pela ma alimentação das pessoas. A maioria das mulheres aqui vivem a chimarrão e iogurte.
Eu amo salmão vermelho. Esse seu pratinho solitário esta maravilhoso, na próxima te acompanho :)
Beijos e boa semana

Hanid disse...

Que maravilha seu blog....Estou encantada e com fome tambem!!!
Adoro comida e bolos, mas nao tenho talento para isso. Mas me casei com um americano que adorar cozinhar e fazer bolos (que sorte a minha!!!!)
Vc tem receitas em ingles da nossa comida e bolos brasileiro??
Beijos
Hanid

inspirações da Jô disse...

Comidinha saudável e bem elaborada!!!!!!Uma deliciosa combinação do salmão com espinafre!!!!!Adorei!!!!!
Beijos!!!!

Cynthia disse...

This is such a healthy and attractive meal.

cocinadepepe disse...

Hola estoy viendo tu blog y me gusto mucho te seguiré en tu blog, UN SALUDO DE JOSÉ LUIS