sábado, 12 de abril de 2008

our dearest friends Mi & Ce

A moment in time...

a lifetime of Love.

Congratulations On Your Marriage.

Thinking how Love changing our Lives. We know, yours be just fantastic!

"A friend is someone we turn to when our spirits need a lift.
A friend is someone we treasure for our friendship is a gift.
A friend is someone who fills our lives with beauty, joy, and grace.
And makes the whole world we live in a better and happier place."

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Spatzle / Nokedli










Na infância costumava chamar essa massa de nhoque alemão, porque era feito sempre por minha avó paterna, alemã . As sopas de caldos deliciosos que ela fazia sempre levava spatzle. Depois se tornou frequente, por causa do marido húngaro. Na Hungria essa massinha sempre acompanha pratos com molhos ricos em paprika. Na ultima viagem trouxe de lá, o equipamento proprio pra faze-los (foto) e que ficou até então guardado numa gaveta da cozinha. Este foi primeiro uso, com a receita que veio na embalagem. Mas me orientei bastante lá no Café da Nysa onde tem o passo-a- passo bem esclarecedor.
Antes de começar a preparar a massa, coloquei uma panela grande com agua pra ferver - para cozinha-los. Também fritei uma cebola em azeite numa frigideira, para colocar a massa a medida que ia sendo retirada da agua.

Ingredientes p/ Spätzle
375g de farinha
2 ovos
1 pitada de sal (não usei)
1/4 litro de leite ou água mineral ou meio a meio.
Preparo:
Numa tigela põe-se a farinha, os ovos, sal, agua e a farinha aos poucos misturando ate incorporar tudo muito bem. Fica uma massa mole e bem grudenta.
Coloque o equipamento sobre a panela de agua a ferver. Despeje parte da massa no quadrado do equipamento e deslize para frente e para trás em movimentos lentos. Os pingos de massa em contato com a agua quente vão se transformando em pequenos e disformes Spatzles.
O processo deve ser repetido ate o final da massa. Na medida que cozinham sobem e devem ser retirados.
Se não tiver o equipamento apropriado, pode-se usar uma tábua com pequenas porções de massa que devem ser deslizadas sobre a agua a ferver, com a ajuda de uma faca de mesa.

No final, temperei com sal e pimenta-do-reino moídos na hora, chives - um tipo de cebolinha verde bem fininha. Servi com pedacinhos de file salteados com alho e salsinha fresca e também cogumelos fatiados e cozidos em molho de paprika doce e picante.
Queijo ralado a vontade.

hooray, such silly name for such good wine!

Mudei o titulo do post mas o vinho é o mesmo. Blending of three = mistura de três. OK!!!

Justifica-se porque são vinhos resultantes da mistura de outros três vinhos.

Branco = Moscato + Chardonnay + Chenin Blanc

Tinto = Zinfandel + Merlot + Carbenet

Rose = Merlot + Syrah + Gewurztraminer

São produzidos pela folieadeux em Oakville, região do Napa Valley aqui na California.
Compramos os vinhos por causa do curioso rotulo, que para alguns pode parecer original e irreverente, para outros um abuso e afronta.
O fato é que são apenas nomes, tanto do vinho como da winery, com palavras de tradução literal e interpretação livre.
Não estranhamos ou ficamos chocados, afinal estamos na California onde bons vinhos e irreverencia são realidade.
Ainda não experimentamos o tipo Rose, mas o Branco e Tinto são realmente vinhos muito bons.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

pancakes de ricotta com calda de blueberries


Esta manhã acordei com fome, e pensei logo em pancakes para acompanhar o café.
Morando há muito tempo nesse pais onde elas são figurinhas carimbadas, já consigo facilmente reproduzi-las sem receitas especificas. Mas desta vez medi o que usei, por isso a receita esta aqui.
Vi que tinha metade de um pote de ricotta que precisava ser usada, então esta foi a base.
Bati no liquidificador:
1 xic (chá) de ricotta sem sal
1 ovo
2/3 xic. de leite
1/2 xic. de farinha de trigo
1 col. (chá) de açúcar
1 col. (café) de fermento em pó
1 pitada de sal
Fiz 6 pancakes, em frigideira untada com óleo de canola.

Para a Calda: Levei a ferver 1/2 xic. de açúcar com 1 xic. de agua ate o ponto de xarope. Tirei do fogo deixei esfriar um pouco e bati no liquidificador com uma xic. de blueberries.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

bolo de chocolate sem farinha

flourless chocolate cake



Aniversario tem que ter bolo. E mesmo Little Geo não gostando de doces, fiz esse bolo para a sobremesa do jantar da Sexta. Não é um bolo muito doce e suavizei ainda mais, servindo com as frutas frescas, que ele gosta muito.
Ingredientes:
340 g de chocolate meio amargo (50% cacau)
5 col. (sopa) de manteiga sem sal
5 col. (sopa) de leite
5 col. (sopa) de amêndoas moídas
170 gr de açúcar
1 col. (chá) de fermento em pó
4 ovos separados
Preparo:
Pré aqueça o forno 180ºC / 350ºF.
Unte uma forma de 23 cm / 9 in com manteiga, forre com papel manteiga também untado.
Numa tigela que possa ir ao calor, coloque o chocolate em pedacinhos, a manteiga e o leite. Leve a tigela sobre uma panela com agua a ferver em fogo baixo. Misture bem ate derreter o chocolate.
Em separado, bata bem as gemas com metade do açúcar e junte ao chocolate derretido. Junte as amêndoas moídas e o fermento em pó.
Também em separado bata as claras em neve juntando alternadamente o restante do açúcar ate formar picos firmes, gentilmente agregue à mistura de chocolate. Coloque na forma e leve para assar por 40 minutos.
*Devido a variação de forno é bom fazer o teste com um palito, se ele sair limpo esta assado.

Obs.: Esse tipo de bolo sem farinha não cresce muito e quando esfria abaixa um pouco e tem aspecto de torta.
Pode ser servido morno ou frio. Com creme batido tipo chantilly ou pulverizado com cacau ou açúcar em pó.
A receita copiei daqui