segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tulip


domingo, 17 de agosto de 2008

Thai Food at House of Siam

fresh spring roll

how moak seafood

green curry seafood


Comidas e habitos alimentares dizem muito a respeito de lugares e culturas. A oportunidade de conhecer diferentes povos e culturas, vivência-las nem que seja por alguns dias, semanas ou por uma temporada, é um privilegio.
Adoro viajar, e admito que já gostei mais do que gosto hoje. Já há muito tempo me dei conta de que ainda não viajei tanto quanto gostaria, mas com certeza já viajei muito mais do que jamais imaginei ou esperei, muito mais.
Quando mais jovem costumava ser bem volúvel em relação aos lugares que visitava, se gostava muito, já me imaginava logo morando neles.
Alguns lugares e sua gente nos cativam de verdade, cativam nossa alma. São lugares que quando estamos neles nos sentimos felizes e quando partimos sentimos saudades. Um desses lugares é a Tailândia. Talvez se tivesse que morar na Ásia e pudesse escolher o lugar, provavelmente a escolha seria por esse pais. Não por uma razão especial, ou talvez por muitas, não sei. Certo é que a comida tailandesa por si, ja seria um bom motivo.
Como não se pode ir a Tailândia assim, num estalar de dedos, podemos pelo menos apreciar as delicias de sua cozinha, por aqui mesmo, bem perto de casa. É uma das muitas vantagens de viver num pais com grandes comunidades de imigrantes vindos de todos os cantos do mundo, onde comidas étnicas estão sempre ao alcance das mãos.
Na ultima 5ª feira fomos ao House of Siam para almocar e celebrar um fato importante. Sim, plena 5ª feira! Ate porque o que importa nao e o dia da semana e sim a importancia do fato a ser celebrado.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ravolis de Espinafre Gratinado com Abobrinhas


Essa foi uma combinação para dar cabo as muitas abobrinhas frescas que aparecem por aqui.
4 abobrinhas verdes, cortadas em fatias finas e levemente refogadas em 2 col. de azeite e 2 alhos picados, sal e pimenta a gosto
500 gr de raviolis de espinafre - cozido e agua e sal
200gr. de molho de tomate caseiro
200gr. de muzzarela
oregano fresco ou seco
queijo parmesão

Forrei o fundo de um refratario com parte do molho de tomate e alternei camadas de ravilis e abobrinhas. Cobri com o molho de tomate restante e a muzzarela. Espalhei o oregano e queijo parmesão e levei ao forno ate gratinar.

domingo, 10 de agosto de 2008

Brazil Nut Cake


Gosto muito da Castanha-do-Para - aqui conhecida por Brazil Nut - e minha favorita. Especialmente quando cruas, in natura. Já fazia um bom tempo que não as achava assim, só encontrava torrada e salgada misturada a outros tipos de castanhas.
Semana passada tive a sorte de acha-las em dois lugares diferentes, por dois preços diferentes e nem preciso dizer que comprei duas vezes. Já comemos muitas delas e ainda tenho muitas outras para inventar moda.
No Sábado quis fazer um bolo para o café da manha de Domingo, usando as ditas castanhas. Me veio a lembrança um bolo que ganhei de presente, feito com castanhas e café, enviado de Porto Velho para São Paulo pela vizinha do meu irmão. Que bolo delicioso! No norte do Brasil essas castanhas são abundantes.
Me lembrei do bolo mas não tinha nenhuma receita. Também não queria nada muito trabalhoso, então parti para o Google e achei essa receita aqui . Fiz algumas alterações porque queria um bolo simples, tipo coffee cake e o resultado agradou. Mas creio que para sobremesa ou ocasião que o valha, vale experimentar com o recheio sugerido.

Receita do Bolo

Ingredientes:Massa:
1 xícara (200 g) de manteiga
1 xícara de açúcar (usei 3/4)
3 ovos
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de castanhas-do-pará moídas
1 xícara de leite
licor de sua preferência (não usei)

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 xícara de castanhas-do-pará moídas
1 colher (sopa) de manteiga

Pré aqueça o forno médio (180°). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de aro removível. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar. Depois vá acrescentando um ovo de cada vez, batendo a cada adição, até obter um creme claro. Junte a farinha, a baunilha e o fermento. Misture as castanhas e o leite. Espalhe a massa na forma e asse por 40 minutos. Deixe esfriar.
Desenforme e corte o bolo em três camadas (só cortei em duas). Umedeça-as com licor e reserve.Para o recheio, misture o leite condensado, as castanhas e a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até que o creme se desprenda do fundo da panela. Recheie as camadas do bolo, colocando uma sobre a outra.Decore o bolo com castanhas moídas e/ou em lâminas.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pêssegos



Se a coragem chegar a tempo, vão virar recheio de uma gallete...