Flor de um jardim em Mendocino, CA
Hoje é o aniversário do meu amado Geo. Mas não haverá festança, pois estamos na véspera de uma viagem longa. Vai rolar só um jantarzinho caseiro, com bom vinho e também sobremesa. Mas terá mais comemoração no destino, ai sim, do jeito que ele merece.
Na medida do possível para o aniversário dele (isso quando passamos em casa), procuro fazer um bolo ou sobremesa que lembre sua infância ou seu pais de origem, e claro, que ele goste!
Para este ano tinha pensado em fazer uma Dobostorta, mas com tempo escasso, e a torta requer tempo pois é bastante trabalhosa. Acabei optando por outra não menos trabalhosa - a Linzertorte (na versão, amêndoa e damasco), só que, como já tinha pronta a compota-de-damasco, ganhei tempo, então consegui fazer o agrado.
*Essa torta e a mesma que o Edu, leia-se DCPV, fez de sobremesa no jantar húngaro do IB
Receita:
Apricot Almond Linzertorte
Para a massa
2 xícaras de amêndoas com peles, levemente torradas e completamente frias
3 / 4 xícara de açúcar
3 / 4 xícara farinha de trigo
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de canela
1 / 2 colher de chá de gengibre ralado (ou em pó)
1 / 4 colher de chá de cravo moído
2 gemas grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 / 8 colher de chá de extrato puro de amêndoa
2 colher de chá limão ralado (zest)
1 1 / 2 tabletes de manteiga sem sal, gelada cortada em pedaços pequenos
Recheio
1 xícara de água
2 / 3 xícara de açúcar
1 / 3 xícara de brandy
8 oz damascos secos (grandes)
Açúcar de confeiteiro (em pó)
Equipamento:
Forma para torta (fundo removível) de 10 polegadas
Faça a massa:
Pulsar as amêndoas tostadas e açúcar em um processador de alimentos até as amêndoas estar finamente moídas. Numa tigela peneirar juntos a farinha, sal, canela, gengibre, cravo, em seguida juntar a mistura no processador e pulsar para combinar bem.
Numa pequena tigela com um garfo, bater levemente as gemas, os extratos, e raspas de limão, adicionar ao processador juntamente com manteiga. Pulsar até a massa formar uma bola. Com um terço da massa formar um um disco entre 2 folhas de plástico e leve a geladeira, cerca de 10 minutos. Com o restante da massa forme outro disco entre 2 folhas de plástico e leve a geladeira por cerca de 10 minutos.
Fazer o recheio:
Ferver água, açúcar, brandy, e os damascos em uma pequena panela, descoberta, mexendo ocasionalmente, até damascos ficarem macios e é líquido xaroposo, de 15 a 20 minutos. Transfira a mistura para o processador de alimentos e pulse ate obter uma mistura homogénea. Espalhar a mistura num prato e deixe esfriar por 15 minutos.
Assar a Torta:
Forno pré-aquecimento a 350 ° F com rack no meio.
Remover a massa maior da geladeira, retire a camada superior do plástico envoltório, então inverta sobre a forma. Pressione a massa uniformemente para baixo, com a ajuda do plástico, então espalhe a massa na borda e pressione (lateral será mais grossa que em baixo). Pressione levemente para fechar qualquer fissura.
Asse até levemente durada, cerca de 20 minutos, e depois de arrefecer completamente sobre uma grade, cerca de 30 minutos. (A massa pode criar umas bolhas que irão murchar, uma vez que esfria.) Lembre se que a torta vai ao forno novamente após colocado o recheio e as tiras de massa sobre o recheio, então não asse demais a base.
Com uma espátula espalhe bem o recheio sobre a massa assada e alise bem com as costas de uma colher.
Traga a outra massa - menor - da geladeira, retire a camada superior do plástico envoltório, em seguida, corte esse redondo em tiras 1/2-inch-wide. (resfrie as tiras de novo se necessário.) Arranje metade das tiras sobre o recheio cerca de 1 polegada uma das outras pressionando nas pontas com a beirada da Torta. Dispor as tiras restantes sobre todas a primeira tiras para formar um látice (crisscross) simples. Prensar as bordas com a ponta dos dedos.
Assar até topo estar dourado, +/- 40 minutos. Esfrie completamente, cerca de 2 horas.
Antes de servir, remova os lados - aro da forma - e polvilhe levemente com açúcar de confeiteiro ( em pó ).
Cooks' note: A Torta (sem o açúcar de confeiteiro) pode ser feita até 2 dias antes e mantida coberta, em temperatura ambiente.
13 comentários:
Parabéeeeeeeeeeeeeeeeens!!!
Beijinhos*
Nossa minha querida ficou linda parabéns ao Amado!Beijinhos aos dois...
parabens ao marido, linda sobremesa! beijos
Querida Odete,
Parabéns para o Geo ... muitas felicidades. Boa viagem para vocês ... Essa torta ... minha nossa já tinha ficado de olho nela lá no DCPV ... agora então ... miam, miam. Bjcas.
Odette querida..que linda sobremesa essa!amei..ah..parabens ao marido..felicidades e otima ferias para vocês..aproveitem bastante..bjus
Muitos parabéns a ele, que seja um dia festejado com saúde, amor e alegria :)
Ôpa, parabéns pro nosso confrade e corinthiano Geo!
E esta torta já e covardia! Com um Tokaji 5 puttonyos, aí .... é covardia.
Parabéns de novo e muito boa viagem.
Abs e bjos
Obrigada a todos voces pelos votos carinhosos ao meu amado George, que tambem agradece o carinho.
beijos e ate a volta
Tô atrasada, mas parabéns ao George e que a viagem seja maravilhosa, assim como está esta sobremesa!
Beijinhos
Querida Odete,
Parabéns ao seu marido e muita felicidade em seus caminhos!
A torta? Uma maravilha!!!!
Beijos!!!!!!!
Odete, amo damasco, não tinha visto a receita ainda, gostei muito dos ingredientes, imagino o aroma saindo do fogão que delicia,
bjs
Paula
Muitos parabéns.
Felicidades e saúde.
Excelente torta, uma delicia x
Oi Odete, já estava com saudades, vim dar uma passeada por aqui. Como sempre, o blog está fantástico. Bjs.
Postar um comentário