sábado, 17 de janeiro de 2009

Cozido de garbanzo e couve

Esse cozido seria bem mais apropriado para um jantar de noite fria, mas acabou sendo o jantar de uma noite não tão fria. Estamos em pleno inverno, mas aqui nessa parte da California, a semana que passou foi de temperaturas amenas, dias ensolarados e ceu azul, que remetem a primavera. Enquanto boa parte do pais esta com temperatura congelante a um digito ºF. Bem, eu estou adorando. Um único porem e a falta de chuvas, que normalmente ocorrem em Janeiro. Ate agora foram poucas e isso a longo prazo trará consequências... talvez as teremos em Fevereiro...

Aqui em casa gostamos muito de grão-de-bico (não sei porque, mas não gosto desse nome) prefiro garbanzo, soa melhor, enfim...numa operação usar o que tem, juntei alguns ingredientes e resultou um cozido - ou sopão - bem substancioso.
Cozinhei 2 xic. de grão-de-bico - que foi deixado de molho durante o dia - num litro de caldo de legumes e uma folha de louro.
A parte refoguei 2 dentes de alho em 2 col.(s) de azeite, juntei um punhado de tender de porco defumado (sobras), um maço de couve crespa - folhas grosseiramente rasgadas, cominho, sal e pimenta vermelha seca triturada. Misturei ao grão-de-bico cozido e deixei ferver um pouco. Servi quente com um fio de azeite.

3 comentários:

Claudia Lima disse...

Odete ficou mesmo bem substancioso! Eu adoro este tipo de pratos.
Aqui tem estado bem frio nos últimos dias, mas eu prefiro ao calor.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Olha eu não conhecia esse nome para o grão de bico... chique :)
Ia adorar comer essa refeição. Aqui continua frio!

Emília disse...

Que bom que por aí não está tão frio!! Também gosto muito de grão de bico, mas não faço com tanta frequência! O seu ficou uma maravilha!
Beijinhos