quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Thai-style crab cakes


Já não é novidade por aqui, que gosto muito de frutos do mar, incluindo caranguejos. Estes, apesar de gostar muito e de encontrar facilmente, evito comer tanto quanto gostaria, pois sua carne é bastante rica em colesterol, então melhor ir com calma. Afinal na relação comida & saúde, a palavra magica deve ser sempre: Moderação!

Este cake é diferente dos muitos que ja fiz, por conta do uso do camarão cru moido que alem de incrementar o sabor, ajuda tambem fazendo a liga dos ingredientes.

A receita é do bastante engraçado Mark Bittman, em sua interessante coluna no nytimes, The Minimalist . Vale a pena dar uma olhada nas receitas dele, com video. Outro dia fiz as Arepas, com a receita dele e resultaram super bem, mas esqueci de fotografar...So, no post about it! Alias, isso acontece muito frequentemente, e pouquissimas fotos aqui são mesmo elaboradas, a maioria delas, lembradas de ultima hora...
São os doces e bolos que acabam ganhando fotos, digamos, mais pensadas.
Mesmo assim tem muito coisa que poderia virar post, não fosse meu demasiado senso critico, o completo esquecimento pelas fotos, e as vezes pura preguica ;>)
Mas tudo bem. Vamos em frente, afinal o Blog é mais um delicioso hobby, e cozinhar é uma necessidade, quase uma obrigação...prazerosa também!
Ingredientes:
6 camarões médios crus, sem casca, limpos
1 colher de chá de nam pla (molho de peixe)
1/2 kl. carne de caranguejo fresca, sem cartilagem
1 ovo
1/4 xícara de cebolinha verde picada
1/4 xícara de coentro fresco picado
1 pimenta doce, de preferência, tailandesa, picada
1 colher de chá de gengibre fresco picado
Sal e pimenta do reino moída na hora
2 a 3 colheres de sopa de migalhas de pão, de preferência frescos (mas não pão branco de forma, please!)
Cerca de 1/2 xícara de farinha de trigo para passar os bolinhos antes de fritar
óleo de amendoim, conforme necessário (para fritar)
Limão para servir.
Preparo: Num processador de alimentos (menor é melhor) faca um pure o camarão e o molho de peixe. Em uma tigela, misture o pure de camarão, carne de caranguejo, ovo, cebolinha, coentro, pimenta, gengibre e sal e pimenta, adicione apenas migalhas de pão suficiente para a mistura endurecer um pouco. Leve a mistura à geladeira por pelo menos 30 minutos ou mais (ficara mais fácil de moldar em bolinhos, ou deixe na geladeira até a hora de cozinha-los.
Tempere a farinha com sal e pimenta. Divida a mistura carne de caranguejo em em 4 partes e forme bolinhos achatados (tipo hamburger). Passe cada um suavemente na farinha, e leve a cozinhar numa frigideira grande já aquecida em fogo médio-alto, e com um fio de óleo de amendoim, deixe até dourar ambos os lados, cerca de 5 minutos de cada e lado. (Ajuste o calor na medida do necessário).
Sirva com fatias de limão.
Rendimento: 4 porções.
* Alem do limão, servi com horseradish tartar sauce(raiz forte) e aioli com nam pla (molho de peixe).


Aptos Beach, CA - 06/Sep/09

10 comentários:

Tânia Saj disse...

Super interessante esta receita! Eu sabia do colesterol dos camarões, nem imaginava que os inocentes carangueijinhos também eram maus...hehe
Mas de vez em quando, pode, né?
Beijos

Cynthia disse...

I love a good crab cake and with a Thai twist - even better.

ameixa seca disse...

Eu adoro mariscos mas caranguejo comi poucas vezes, apesar de ter gostado muito. De facto todos os mariscos são ricos em colesterol... com muita pena minha :)
Esses bolinhos devem ficar espectaculares ;)

Gina disse...

Que interessante, odete!
Bem que eles podiam ter menos colesterol, não? Tem tantos alimentos que poderíamos consumir com mais frequência. Mas até o que é saudável deve ser comido com moderação.
Bjs.

Téia disse...

Lindona!!! EU AMO CARANGUEIJO, principalmente o King Crab ou o do Alaska, se eu morasse aí, ninguém me segurava, hehehe...Que receita maravilhosa, olha vou tentar com o carangueijo daqui mesmo. Bjka grande.

Rosane Vargas disse...

Ficou tão bonito. E diferente. Nunca fiz nada com caraguejo. Que sabe...
beijos

Rachel disse...

Odete, também adoro frutos d mar, e não sabia dessa alta de colesterol nos caranguejos, creio que de agora ediante irei com mai calma nees...rsrsrs!
Passa lá na biroskinha que te deixei um prentinho ok? Beijos!!!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Obaaaaaa... Graças a indicação da Rachel estou aqui! Adorei seu blog! Liiiiiiiiiiinnnnnnnnddddddddooooo... Estarei te acompanhando a partir de agora, quando tiver um tempinho da uma passadinha no meu blog - www.paulacavequia.blogspot.com - ficarei muito feliz se participar! Bjinhos

inspirações da Jô disse...

Certamente deve ser muito bom esse Thai-style crab cakes, pois tudo que fazes é uma delícia, eu digo isso com certeza sem medo de errar!!!!!!!
E essa praia é linda!!!!!!
Beijos e um ótimo domingo!!!!!!

Cris disse...

Oi Odete! Sou fã de crab cakes, morei em Maryland e lá tem muito, esta receita está de dar água na boca com camaroes e o tempero... Pois eu também já deixei de fotografar tanta coisa, é que na pressa a família com fome, eu fico sem jeito as vezes de fazê-los esperar :-) Beijos!