terça-feira, 1 de abril de 2008

É Primavera?!

e mesmo com frio...
o gatinho brinca de esconde-esconde

... e as flores estão por todos os lados.

domingo, 30 de março de 2008

frango com manjerona & abobora - assados


O almoço deste Domingo foi Frango & Abóbora, feitos com esta receita.
Não sou grande apreciadora de frango, mas o Geo gosta muito, então estou sempre procurando novas receitas para inovar com o franguinho. Devo confessar que este, ficou mesmo uma delicia.
Teve duas diferenças da receita original: por não ter outra mostarda, usei a Dijon marron com grãos inteiros, que ficaram bem aparentes. E atendendo a pedidos, deixei o frango ficar um pouco mais tostado.
Tambem fiz uma salada de folhas para acompanhar.

Obrigada Goreti, sua receita rendeu muitos elogios.

sábado, 29 de março de 2008

Pudim de Abacaxi

Os planos para o Domingo de Páscoa, mudaram por causa de um forte e inoportuno resfriado que começou no Sábado. Estava tudo bem traçado. Na Sexta, fui logo cedo a uma loja portuguesa e comprei um bom bacalhau para o almoço de Sábado. Aproveitando a viagem, comprei também alguns ovos de chocolate vindos la do Brasil e mais outras coisinhas. Sem esquecer claro, um delicioso pão de Páscoa. O almoço de Domingo não me preocupava, pois estávamos convidados para a casa de amigos, e eu havia oferecido levar uma salada e também uma sobremesa.
Já estava me sentindo mal no sábado de manhã. Mesmo assim preparei um escondidinho com o bacalhau que havia demolhado na véspera.
A salada para levar no domingo era muito simples: beterrabas assadas, temperadas com raiz forte fresca ralada, sementes de mostarda, sal moído e vinagre de maçã - esta salada é uma tradição da família do Geo para essa época.
Mas, e a sobremesa!!! A que tinha planejado era muito elaborada e mas me faltava animo. Precisava pensar em alguma coisa mais fácil de preparar.
Não faz muito tempo, vi no Rainhas do Lar esta sobremesa que me é bem familiar, pois minha mãe costumava prepara-la. Estava resolvido. Esta foi a sobremesa, muito fácil de fazer.

Esta é a receita:
1 abacaxi grande maduro, descascado sem o miolo central e cortado em pedacinhos
6 xícaras de agua
1 1/2 de açúcar*
4 envelopes (7g cada) de gelatina incolor e sem sabor **
1 lata de creme de leite (400g) - sem soro

* Usei essa quantidade, pois a gelatina que usei não continha açúcar
**A receita original pedia 3 caixas de gelatina sabor abacaxi - não temos gelatina com esse sabor por aqui - bem, mesmo que tivesse não usaria por ser aromatizada e colorida artificialmente.
Cozinhei o abacaxi com a agua e açúcar por mais ou menos 20 minutos em fogo baixo. Retirei uma xícara do caldo e deixei amornar para dissolver a gelatina. Juntei ao cozido de abacaxi misturei bem. Juntei o creme de leite ate ficar bem agregado. Despejei numa forma de vidro untada levemente com óleo de canola. Levei a geladeira por uma noite. (Ou no mínimo 5 horas)
Para desenformar, mergulhar a forma rapidamente por agua quente. Virar o doce sobre um prato de servir. Decorar com fatias de abacaxi cortadas ao meio e morangos fatiados.

Infelizmente amanheci ainda pior no Domingo, e decidi não ir ao almoço. Mas promessa é promessa e despachei os dois Geos - pai e filho - para Portola Valley, levando com eles os pratos prometidos e algumas recomendações de como desenformar e guarnecer a sobremesa. Minha boa amiga Utka desenformou e decorou o prato e Little Geo fotografou. Me disseram que ficou muito bom, mas não posso afirmar pois não experimentei. Mas acho que foi uma boa opção, por conta do abacaxi ficou bastante refrescante e quebrou o circulo vicioso e reinante do chocolate nessa época.

sexta-feira, 28 de março de 2008

On March 29, 2008 at 8 p.m.

On March 29, 2008 at 8 p.m., join millions of people around the world in making a statement about climate change by turning off your lights for Earth Hour, an event created by the World Wildlife Fund.

veja aqui

quinta-feira, 27 de março de 2008

Pão da Páscoa


Na Sexta-feira passada comprei esse lindo pão doce, típico da Páscoa numa padaria portuguesa. Não tenho a menor ideia de como e feito. Só sei que é delicioso, macio, leve e lembra muito brioche. Aceitaria de bom grado uma receita para aprender fazê-lo.