quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

chili com carne


Aprendi a gostar de chili quando morei quase dentro de um ski resort ao sul do estado de Vermont .
Lá o inverno é de tiritar, burrrr. Muita neve, que começa em Novembro e termina em Abril. Ah, e pra sentir o frio mais de perto, decidi aprender a esquiar. Na realidade não era bem assim, uma decisão, mas era imperativo, ou aprendia a esquiar ou morria de tédio. Não muito mais do que isso para se fazer por lá. Ai entra a historia do chili. Quando voltava do alto da montanha com corpo e alma congelados, uma opção para aquecer e restaurar as energias, era um robusto e quente chili, que serviam em tigela ou num pão redondo. Uma comida bem carimbadinha nos lodges em estações de esqui por estas terras.
Well, o tempo passou, experimentei chilis melhores e também aprendi a prepara-lo.

Como por aqui a chuva e frio continuam firmes, tivemos um chile fumegante para o jantar .

Esta é a receita:
1/2 quilo de carne moída (extra lean /sem gordura)

2 col. (sopa) de azeite

1 cebola pequena ralada

2 dentes de alho amassados

1 pimentão verde cortado em cubinhos

3 xícaras de feijão vermelho (kidney bean) cozido - escorrido - mas guarde o caldo se preferir aumentar o molho

500gr de tomates pelados - picados

1 col. (chá) de paprika picante

1 col (sopa) paprika doce

1 col. (chá) de cominho em pó

Sal e pimenta-do-reino a gosto

queijo cheddar ralado grosso ou sour cream

coentro e cebolinha verde

tortilhas ou chips de milho para acompanhar

obs.:Se gostar mais apimentado, use 1 col. (cha) de pimenta cayenne

Refogar a cebola e alho no azeite quente, juntar a carne, sal, pimenta e deixar fritar bem. Acrescentar o tomate, pimentão, paprikas, cominho e o feijão. Deixar ferver por uns 20 minutos até estar bem incorporado. Adicionar o caldo de feijao reservado se gostar com mais molho. Corrigir sal e pimenta se necessário.
Servir com queijo cheddar ou sour cream, coentro e cebolinha verde picadinhos.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

green kohlrabi soup



Hoje fiz uma sopa de vegetais pra aproveitar um maço de kohlrabi fresquinhos.
A primeira vez que comi esse vegetal, foi em Debrecen na Hungria. Era final de inverno, saímos pra jantar e pedimos sopa de kohlrabi de entrada. Gostei muito. O George já conhecia kohlrabi de longa data, e preparado de diferentes maneiras, pois é um vegetal muito popular na Europa.
Virei fã deste vegetal que é bem versátil e rico em nutrientes. No verão costumamos come-los crus em saladas, ou assados e recheados.
Aqui na minha vizinhanza sempre encontro, bem frescos e ainda com as folhas, que são
ótimas refogadas em tirinhas, ou colocadas na sopa no
final do cozimento.
Sopa:
Descasquei e cotei em cubos 3 bulbos de kohlrabi, 1 cenoura grande, 2 parsnips .
Refoguei 2 col. (sopa) de cebola ralada e um dente de alho amassado em 2 col. (sopa) de azeite, juntei os vegetais e deixei refogar por 2 minutos. Acrescentei 6 xícaras (chá) de caldo de legumes e deixei fervendo até que os vegetais ficarem cozidos. Corrigi o sal, juntei as folhas de kohlrabi cortadas em tirinhas, pimenta-do-reino moída e salsa picadinha. E na hora de servir, um fio de azeite por cima.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Bolo de Amêndoas -

Desde que ganhei este livro, esta receita chamou minha atenção de imediato. Marquei a página com a intenção de fazê-lo logo, mas não encontrava a fécula de batata. Finalmente, encontrei num mercado de produtos asiáticos.
Como hoje é o aniversário da minha irmã, lá em São Paulo, fiz esse bolo em homenagem a ela.
É um bolo bem delicado e pequeno, que pode ser servido com frutas frescas como sobremesa ou simplesmente acompanhando uma boa xícara de café ou chá. A fécula de batata é o ingrediente que garante a esse bolo uma textura fofinha.
Ingredientes:
Manteiga para untar uma forma de aro removível - usei de 20 cm /8 inch
3 ovos, claras e gemas separadas
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de fécula de batata
1 xícara (chá) de amêndoas sem pele e finamente picadas
raspas de uma laranja
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro para pulverizar
Preparo:
Untar generosamente a forma com manteiga.
Bater as gemas com o açúcar ate obter um creme amarelo claro e fofo. Misturar a fécula de batata, amêndoas, as raspas e o suco de laranja.
Separadamente, bater as claras em neve - com a pitada de sal. Gentilmente envolver as claras em neve à massa. Despejar na forma e levar para assar em forno pré-aquecido 160ºC / 325ºF por 50 minutos, até ficar dourado e firme ao tocar. Deixar esfriar numa grade. Pulverizar um pouco de açúcar de confeiteiro antes de servir.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008