quarta-feira, 11 de junho de 2008

De volta pra casa

Depois 5 semanas no Brasil envolvida com assuntos familiares, estou de volta para casa e a este espaço que começou como um passa-tempo e aos poucos tornou-se um gostoso ponto de encontro com pessoas bacanas que comungam de uma mesma paixão: culinaria, gastronomia e afins.
Senti saudades de estar aqui e também de visitar os blogs favoritos.
Quero agradecer a todos que por aqui passaram, aos que deixaram comentários e e-mails, muito obrigada!
Tenho um especial agradecimento a 3 mulheres muito generosas:
Laila , Goreti e Ana. De coração, muito obrigada pela gentileza espontanea e muito apreciei a sugestão para que nos encontrássemos. Foi mesmo uma pena não ter sido possível desta vez, pois tenho certeza, teria sido uma experiência única. Mas como de quando em quando o Brasil é meu destino certo, não faltara oportunidade de nos encontrarmos.
Creio que há sempre o tempo certo para cada coisa, e nesse período meu tempo e energia foram dedicados àquilo que havia me proposto, e assim foi. Tempo é uma coisa tão relativa e as vezes acaba ficando para trás alguma coisa que queríamos ou deveríamos ter feito.
A viagem foi boa e a volta tranquila e sem problemas, nem jet-lag tenho - alias nunca tive. Adoro viajar e alem disso numa carreira profissional envolvendo sempre muitas e longas viagens, acaba-se acostumando.
No geral tudo correu bem e pude voltar pra casa na data prevista e a tempo de celebrar meu aniversario com meu marido que aqui estava. Tudo preparado para a celebração na praia em Santa Cruz. Mas no Domingo, um inesperado e brusco movimento causou-me uma torção na região lombar levando-me a passar a manhã do meu aniversario -segunda-feira- na emergência do hospital.
Felizmente com o problema diagnosticando, a dor extrema que me impossibilitava os movimentos já tratada, voltei pra casa aliviada. E como nem tudo é tragédia, havia o aniversario a ser comemorado. Pude então me deliciar com um almoço simples mas especial, preparado pelo meu amado George. Ele atencioso que só, não se esqueceu das flores e nem do detalhe de que aniversario tem que ter bolo e comprou um delicioso Bolo Tiramissu.
Apesar do susto e mudança de plano, tive um Feliz Aniversario - cuidada com amor, carinho e atenção por minha pequena família daqui.
Deverei manter repouso rigoroso por pelo menos uma semana - o que inclui não usar computador por muito tempo - não ficar de pé, nem sentada. Isso significa que este blog ficara mais algum tempo sem novidades vindas da cozinha. Mas meio reclinada, poderei pelo menos visitar os blogs que tanto gosto.
Melhor obedecer as ordens medicas, para depois aos poucos, retomar minha rotina ate completa recuperação.
Ate breve!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

pausa por uma boa causa...

A pausa será pelas próximas 5 semanas. Mas quando puder darei noticias la do Br.
Aproveitando que ultimamente se falou muito sobre California aqui , aqui mais
ali, e tambem porque beleza nunca é demais, deixo aqui algumas imagens de " San Francisco By Night".

Essas fotos foram feitas pelo Geo Jr. numa festa a bordo do
San Francisco Belle.
Faltou fotos da comida servida, mas fazer o que? Ele não tem blog sobre comidas!
Fica para uma próxima.


terça-feira, 22 de abril de 2008

Carrot Cake - Bolo de Cenoura



Nas diferentes epocas que aqui vim viver, sempre elegia algum doce como favorito, e isso se tornava quase um vicio. Na primeira vez a eleita foi a "Four-Berry Pie" ou seja Torta de Quatro Amoras - comi tantas quanto pude. Na segunda temporada o eleito foi o "Carrot Cake", Bolo de Cenoura no estilo americano, tambem comi muitos.
Na terceira vez e mais definitiva, ou seja essa, ja nao ha muito mais para me deslumbrar, mas continuo gostando muito das duas docuras ja mencionadas.
Ja fiz a torta e bolo algumas vezes, usando diferentes receitas. So um porem, o bolo de cenoura nunca decorei como os comprados, com aquelas cenorurinhas tao bonitinhas. Nao porque nao quisesse, simplesmente porque nao sei confeitar...ou melhor nao sabia, ate a semana passada.
Aqui perto de casa tem um lugar que faz bolos lindos para casamentos, vendem coisas afins e tambem oferecem cursos. Ja tinha ameacado muitas vezes tomar algumas aulas, mas sempre adiava. Semana passada, vi na frente da loja o programa das aulas, e mesmo na correria, me preparando para uma viagem resolvi me inscrever e la fui eu. Imagina minha alegria ao saber que o bolo que fariamos naquela tarde, era o de cenoura, e claro, confeitadinho!
Na aula fizemos um bolao, que foi dividido entre nos. As fotos sao do pedaco que trouxe pra casa, para o marido experimentar.

Ingredientes do Bolo
4 ovos
1 xic. de acucar
1 xic. de acucar mascavo
1 xic. de oleo se sementes de uva
2 xic. de farinha de trigo
2 col. (cha) de fermento em po
1/2 col. (cha) de bicarbonato de sodio
1 Col. (cafe) extrato puro de baunilha
1 col. (cafe) de Sal
1 1/2 col. (cha) de canela em po
1/2 col. (cha) de noz-moscada
3 xic. de cenoura ralada - ralo grosso
1/2 xic. de uvas passas sem sementes
1 xic. de nozes picadas grosseiramente (opcional - se for dar a criancas pequenas, nao e aconselhavel)
Preparo:
Bata os ovos numa tigela grande, ou batedeira. Junte o acucar gradualmente e bata ate ficar uma mistura clara e junte o oleo e o extrato de baunilha. Numa outra tigela, misture a farinha, fermento, bicarbonato, sal, canela e noz-moscada. Junte a mistura de ovos e aos poucos junte tambem a cenoura ralada, uvas passas e nozes. Coloque em forma untada e enfarinhada e asse em forno pre-aquecido 180ºC por 35-40 minutos. Sempre bom fazer o teste com palito de madeira - enfie o palito no centro do bolo, se sair limpo o bolo esta assado. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Glace de Cream Cheese
230 gr. (um tablete) de cream cheese
6 col. (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 1/2 xic. de acucar de confeiteiro
1 col. (cha) de puro extrato de baunilha
2 col. (sopa) de suco de limao (siciliano)

Na batedeira, bata o cream cheese e a manteiga ate agregar bem, junte aos poucos o acucar ate obter um creme fofo. Misture a baunilha e o suco de limao. Recheie e cubra o bolo depois de frio.
Para as cenoourinhas e folhas, reserve parte do glace e use corante cor laranja para as cenouras e verde para as folhas.

Voce sabia? Cenouras sao usadas em bolos doces desde o periodo Medieval. Cre-se tambem que o bolo de cenoura tornou-se popular na Gran Bretanha por causa do racionamento durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2005, a americana Food Network listou o bolo de cenoura coberto com glace de cream cheese como uma das cinco comidas mais em moda nos anos 70. "The top five fad food of the 70s."

quarta-feira, 16 de abril de 2008

o primeiro premio...


Fiquei feliz com esse mimo que recebi da Claudia do Doces Encontros. É só ir la no blog dela pra entender o que é um doce encontro. Obrigada, fine Lady!

  1. Este selo deve ser atribuído aos blogs que considerem "mimosos" (ou seja, blogs que considerem ser ternos, simpáticos e agradáveis de se visitar).
  2. Quem recebeu este selo pode publicá-lo indicando o link da pessoa que o atribuiu e posteriormente o link de 5 outras pessoas a quem deseja atribuir o selo.
  3. Deve exibir a tag do selo no seu blog.
  4. (Opcional) Poderá fazer publicidade a quem teve a idéia para este selo em questão, neste caso a blogger de Cozinhar com os Anjos.

Repassaria a todos os blogs que gosto mas como tenho que nomear 5 apenas, este "mimo" vai para as queridas:

agdah Agdah

Cris From our Home to Yours

Leila Delishville

Sylvia La Vida en Buenos Aires y Afines

Laila Comidinhas do Bem

terça-feira, 15 de abril de 2008

Villa Montalvo - Saratoga CA.

Villa Montalvo, Saratoga, CA. nas montanhas de Santa Cruz. É um lugar muito agradável perto de onde moramos e onde no lindo e ensolarado Domingo fomos fazer hiking com amigos.
Nas fotos feitas do alto da montanha, avista-se as Cidades de: Saratoga, Campbell, Cupertino, parte de San Jose e Santa Clara. Como ainda era bem cedo, havia um pouco de neblina no horizonte. Mas em dias mais claros, pode-se avistar a área onde fica a sede da Google, e tambem as tendas brancas do Shoreline Amphitheatre, ambos em Mountain View e os hangares da Nasa em Moffett Field. Para quem não conhece, isso é apenas parte da grande San Francisco Bay e do Silicon Valley.