quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

ensopado de grão-de-bico com frango


Desta vez de férias no Brasil, tive a felicidade de reencontrar uma amiga muito querida que há muito não via. O tempo foi curto pra falarmos tudo que tínhamos vontade, mas tivemos tempo de relembrar nossas visitas a avó dela, uma espanhola gente finíssima e cozinheira de mão cheia. Ela fazia um puchero de grão de bico, delicioso e inesquecível.
Ah, tinha também os "borrachelos", uma espécie de biscoito com calda de vinho - que nunca mais vi.
Bem, encontrei um monte de receitas para puchero, mas decidi reproduzir o ensopado com os ingredientes que dispunha. E assim foi.

Ensopado de grão de bico com frango
2 xic (chá) de grão de bico
8 coxas de frango (sem pele)
1 talo de alho poro - parte branca cortado em rodelinhas
1 dente de alho amassado
3 pistilos de açafrão
1 col (sopa) paprika doce
sal e pimenta
2 col (sopa)azeite
2 litros de caldo de galinha
salsa
Deixei o grão de bico de molho na noite anterior, escorri a água e levei a cozinhar num litro de caldo de galinha até ficar macio.
Numa outra panela, fritei o alho e alho poro no azeite, refoguei as coxas de frango até ficarem douradas. Juntei o grão de bico já cozido, os pistilos de açafrão, sal, pimenta e o caldo de galinha restante. Deixei cozinhar por 30 minutos. Servi com salsa picada e uma boa pimenta malagueta em conserva.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

manjar de coco com farinha de arroz

Para agradar quem merece ser agradado, fiz um manjar de coco com calda de ameixas secas. Como não tinha amido de milho, usei farinha de arroz.
Ingredientes:
300 ml de leite
200 ml de creme de leite fresco
3 col. (sopa) de coco ralado (seco)
3 col. (sopa) de açúcar
2 col. (sopa) de farinha de arroz
Misturei todos os ingredientes levei a ferver mexendo até engrossar. Coloquei em forminhas pequenas para porções individuais e levei a geladeira.
Servi com a calda de ameixas, já fria, que foi feita com 1 xícara de ameixas secas (sem caroços) fervidas com 1 xícara de água.

um jantar frugal



Aproveitando que a tarde não estava tão fria, o jantar foi bem simples: salada - espinafre, tomates, cranberries secas, lascas de gorgonzola e croutons, temperada com vinagre de maçã e azeite. Acompanhada de pasteis de carne, que foram feitos com um refogado de carne moída, azeitonas verdes, salsa e cebolinha. A massa são "wrappers", direto da prateleira refrigerada do Cosentino's.

domingo, 13 de janeiro de 2008

bolo de avelãs e canela

linda e ensolarada manhã de domingo - delicioso bolo para o café da manhã

pomelo - chinese grapefruit - toranja