terça-feira, 8 de setembro de 2009

sárga bab föselek + fasírt - ensopado de vagem amarela com bolinho de carne

Föselek, que apesar do nome esquisito (ainda não encontrei palavra certa para traduzir isso), é na realidade um ensopado cremoso, sempre feito com vegetais ou legumes. É mais um prato muito simples e bem corriqueiro da cozinha húngara.
E fasírt, são os bolinhos de carne.
Com vagens, e mais comum nessa época do ano, pois é agora que elas começam a aparecer e aos poucos se tornarão abundantes no outono.
Essas amarelas (que aqui chamamos de yellow wax bean), estão começando a aparecer agora, por isso ainda bem cara, e sendo orgânica, mais cara ainda. Mas como são a base do föselek preferido do Geo, sem duvida, tive que fazer. Essas vagens tenras, cozinham rapidamente e são deliciosas.


600g de vagens amarelas - (pode fazer com as verdes )
Agua filtrada para cozinhar as vagens
sal e pimenta a gosto
1 cebola media ralada
2 alhos grandes bem amassados
1 col. sopa de paprika
2 col. sopa de manteiga
2 col. sopa de farinha de trigo
3 xic. de caldo de legumes / ou caldo de galinha
1 xic. de cubinhos de bacon fritos e escorridos (opcional)

Preparo:
Numa panela grande levar a agua a ferver com um punhado de sal. Colocar as vagens já aparadas e cortadas em pedaços e cozinhar por 5 minutos ( ou ate estar macias). Retirar as vagens e reservar a agua do cozimento.
Numa outra panela dourar levemente a cebola e alho na manteiga, juntar a farinha de trigo, mexer bem com um fouet como para um roux. Juntar aos poucos o caldo de legumes ou galinha, ainda mexendo bem para não empelotar. Juntar a vagem, paprika, sal e pimenta moída na hora. Dependendo da densidade junte um pouco da agua do cozimento da vagem ate obter uma mistura cremosa, não muito liquida. Prove e acerte o sal se necessário. Se usar bacon, esta é a hora de colocar.
Desta vez servi com os bolinhos de carne assados*. Vai bem também com carne de panela, ou fatias de carne assada. E até sozinho!
Tambem muito comum servir com uma colherada de sour cream, polvilhando com paprika.

*Sempre faço bolinhos de carne assados em forma de muffins, ao invés de fritar. Muito pratico, evita as calorias extras da fritura, e ficam tão bons quanto.

10 comentários:

Margarida disse...

Odete, nunca cozinhei essas vagens embora já as tenha visto à venda. Aqui usamos mais a verde. Tenho que experimentar esta!
beijinho

Ana Powell disse...

Adorei o teu Főzelék acompanhado com bolinhas de carne.
Excelente x

Tânia disse...

Odete!
Aqui não temos vagens amarelas, achei super interessantes!
Ah, amei a sua idéia de fazer os bolinhos nas forminhas de muffins! Eu também faço assados, mas em assadeira normal. Achei que assim são muito mais práticos!
Obrigada por partilhar!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Nunca comi dessas amarelas mas ficam bem lindas no pratos. Os bolinhos ficaram tão lindo quanto aqueles que são fritos :)

inspirações da Jô disse...

Esses bolinhos estão mesmo de arrasar...
E o ensopado deve ser muito saboroso!!!!!!!
Beijos e uma ótima semana!!!!!!!!

angela disse...

adorei a ideia de bolinhos enformados! beijos

Gina disse...

As vagens amarelas são novidade. Com esses bolinhos assados fizeram um par perfeito.
Bjs.

Cindy disse...

Tambem adorei essa receita e tenho de experimentar..bjs.

Paula Pacheco disse...

Odete, que vagens diferentes nunca tinha visto não, receitas bem insteressantes,gostei do ensopado de vagem com o bolinho deve ficar saboroso,
bjs
Paula

Ana Canuto disse...

Odete, que idéia genial.
Eu também costumo assá-los, mas nunca havia feito na minha forma que inclusive é igual a sua. Acho até que devem ficar mais suculentos.
A partir de agora, só na assadeira de muffins.

Beijo grande.