segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bolo de maçãs (inteiras)

Com uma porção de maçãs pequenas e doces, resolvi fazer esse bolo, pois achei o tamanho delas ideal para tal. Foi a segunda vez que fiz esse bolo com maçãs inteiras. A primeira vez que fiz (e não postei) foi logo que o vi nesse blog. Na ocasião fiz acompanhando a receita a risca (com a receita impressa ao meu lado), e usei maçãs maiores, cortadas nas extremidades. Desta vez, que foi no Sábado, resolvi contar com minha "boa" memoria, e guess what?! - esqueci de assar as maçãs antes de colocar a massa do bolo. Nice ah!
Devo dizer que essa falha, alterou sim o resultado final, pois as frutas encolheram no cozimento e ficaram meio que soltas e menos macias que da outra vez. Mas devo dizer tambem, que não comprometeu em nada o sabor e o aroma. Este é um bolo a ser repetido muitas e muitas vezes. E com certeza, para melhor resultado, não vou mais esquecer de assar as maçãs. Lição aprendida!

Ingredientes:
5 a 6 maçãs medias
Para rechear as maçãs: nozes trituradas e uvas passas (receita original)
Na minha versão, usei nozes, açúcar mascavo e canela
Para o bolo esponja:4 ovos
4 col. (sopa) de açúcar
4 col. (sopa) de óleo
4 col. (sopa) de farinha de trigo
1 col. (chá) de fermento em pó
Preparo: Descasque e retire os miolos das maçãs. (passei suco de limão nelas para não escurecem).
Unte com manteiga uma forma de aro desmontável e forre o fundo com papel manteiga. Coloque as maçãs, recheie suas cavidades e leve ao forno (200ºC), asse por 20 minutos. (essa foi a parte que pulei desta vez, e digamos quase comprometeu o resultado).
Enquanto as maçãs estão assando, prepare a massa do bolo. Bata muito bem os ovos e açúcar ate ficar bem fofo. Adicione o óleo, farinha e fermento, misture bem ate estar bem agregado e espalhe a massa igualmente sobre as maçãs assadas. Leve ao forno e asse por 20 a 25 minutos. Teste espetando um palito, que saindo limpo o bolo esta assado.
Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos. Corra uma faca fina nas bordas da forma, abra a forma e vire o bolo sobre uma grade. Depois de frio coloque num prato de servir. Ele fica bonito dos dois lados, então tanto faz ...up or dow, fica à conveniência.
Na receita original, o bolo leva cobertura, o que o torna bem festivo e pode ser transformado em sobremesa. Não fiz. Economizei nas calorias e ficou um bolo simples, bom para acompanhar uma xícara de chá ou café.





21 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Mas que delícia de bolo com maçãs inteiras!
O efeito visual é tentador! :)

Helena disse...

Odete
Apesar de tudo o bolo deve ser bom.Para mim as maças afundadas deu-lhe um ar mais rustico,que aprecio.
Boa semana!

Lany disse...

Ai que delícia..amo passar por aqui !!!
Bjkas

ameixa seca disse...

Eu vou levar a receita comigo. Bolo de maçã com o aroma da canela é um dos meus favoritos :)

Claudia Lima disse...

É um bolo diferente, sem dúvida. Super criativa!
Estamos em sintonia: Estou com várias maças que precisam ser consumidas e pretendo fazer um Bolo de Maçãs que encontrei num blog incrível ontem.
Bjs :)

Anônimo disse...

Odete,

Adorei a receita. Vou fazer pro Manel. Ele adora bolo de maçã.
Bjs
Kitty

risonha disse...

eu acho que esse bolo ficou lindo.
já sei o que fazer quando tiver maçãs pequenas em casa.

Cris disse...

Concordo com a canela, seu bolo ficou com ar rústico... lindo... Beijos

Fabrícia disse...

Mas que espetaculo de bolo ...
O maridoco agradece o carinho..
Bjs para ti.

Unknown disse...

Menina, que receita linda, tenho que fazer, urgente!
Adorei a roupagem do bolo hehe
bjs

Mari disse...

Amada, vou dar um mata-mata no meu pc... como é que ele me deixa na mão por tanto tempo e eu perco esse tantão de coisa deliciosa que você postou? Ahhh que safadeza dele viu!
Esse bolo ficou espetacular... nem parece que você esqueceu de assar as maçãs, elas parecem tão macias... tá ai um bolinho que quero reproduzir em casa... delicia!!
Bjo grande,

Mari

Paula disse...

tem um aspecto que é uma delícia!!!
bjs

Eli disse...

O visual é perfeito, agora fiquei aqui imaginando o perfume e o sabor, amei!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Luciana Macêdo disse...

Mais um que não vou deixar de experimentar. Ele é bem interessante, diferente dos que tenho feito.Isso de usar as maçãs inteiras faz toda a diferença.
Bjs!

Anônimo disse...

Odete, muito interessante esta receita. Vou experimentar!
Abs.

BETO disse...

Bolo de maçãs inteiras, essa é totalmente nova para mim. A aparência fica fantástica e o sabor posso ter certeza que sim. Bjs.

Agdah disse...

Eu tenho uma revista antiquiquérrima da Nestlê que tem uma receita parecida. Eu lembro que quando era pequena, adorava olhar a foto e imaginar como seria comer uma fatia com a maçã inteira. O mesmo pensamento me ocorreu agora.

Iliane disse...

amiga..que bolo lindo..fico somente imaginando o perfume pela casa com êsse bolo no fôrno....fiquei encantada..parabens mais uma vez..bjus

Manuela © disse...

Como foi que este blog me passou despercebido! Adorei esta receita e vou vir cá mais vezes de certeza :D

Emília disse...

Odete, que receita legal, fica muito engraçadinho, só falando parece que não vai dar certo, mas olhando as fotos, nossa adorei!!
Beijinhos

Danielle disse...

fiz ontem para o maridao... adorei.. da uma olhada la no blog... bjkas dani