terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ricotta pound cake

Um bolo italiano. E falando nisso, hoje la em Sampa, o aniversario de duas pessoas muito queridas, que moram no meu coração forever...

Parabens Mama Palma,
Parabens Ci!
Feliz aniversario!!!
Love ya!



Ah, o bolo...pois esse bolo foi uma grande descoberta, vindo de um blog que gosto muito.
Ja o fiz repetidas vezes, pois é facil e delicioso. Desta vez, alem da baunilha indicada na receita, coloquei tambem raspas de limao, e ficou muito bom.





Ingredientes:
1 1/2 xicara de farinha para bolo (cake flour)
* aqui é facil encontrar essa farinha - mas pode-se fazer a mistura em casa
- basta colocar 2 colheres (sopa) de amido de milho no fundo da xicara medidora e completar com farinha de trigo - ai tera a mistura chamada cake flour.
2 1/2 colheres (cha) de fermento em po
1 pitada de sal
3/4 de xicara de manteiga sem sal, amolecida
1 1/2 xicara de ricotta fresca
1 1/2 xicara de açúcar
3 ovos grandes
1/2 fava de baunilha / ou uma colher (cha) de extrato puro de baunilha
** usei tambem 1 colher (cha) de raspas de limão
Açúcar em po para cobrir o bolo ja pronto.

Preparo:
Aqueça o forno (350F) com a grade posicionada ao meio do forno.
Unte uma forma tipo bolo ingles. Forrei tambem com papel manteiga.
Numa tigela peneire a farinha, fermento, sal, e reserve.
Na batedeira misture a manteiga, ricotta e acucar ate obter um creme liso. Acrescente os ovos, um de cada vez incorporando bem a acada adição.Se usar a fava de baunilha, raspe bem o interior e junte ao creme, ou  junte o extrato de baunilha. Raspe bem os lados da tigela e junte os ingredientes secos, misturando em velocidade baixa ate estar tudo bem incorporado.
Despeje a massa  na forma, de uma batidinha leve sobre a bancada para eliminar possivel ar e leve ao forno - depois de 15 minutos, baixe o forno para 325F e complete o cozimento que no total sera de mais ou menos 40 minutos. Sempre bom fazer o teste do palito para saber se esta assado.
Deixe esfriar na forma sobre uma grade por 15 minutos, depois retire da forma e complete o esfriamento ainda sobre a grade. Polvilhe o bolo com açúcar em po.
*** Se a ricotta for muito humida, recomenda-se deixa-la escorrer sobre uma peneira antes de usa-la. Dependendo da humidade da ricotta, o bolo precisara tambem de mais tempo no forno.


Receita daqui

8 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Este bolo está mesmo apetitoso, adorei a receita!

O blog... disse...

Este bolo esté fantástico, deve ser muito bom para acompanhar um chá.
Bjo

Jorge Purgly disse...

Olá Odete,
Seu blog está maravilhoso!
Com bom descendente de húngaros morando em Blumenau, sul do Brasil aprecio uma boa comida e a gente come com os olhos também.
Também são lindas as suas imagens. Você tem bom gosto em tudo o que faz, e isso me dá coragem para te pedir uma orientação.
Como você sabe, Odete, tenho vários blogs e procuro direcionar por assunto cada um deles.
O meu principal é o
http://purgly.blogspot.com
Tenho um sobre Melhorar o Ambiente
http://mastersuno.blogspot.com
Neste escrevo sobre energia solar e temas ligados a como podemos melhorar nosso ambiente, reciclagem de entulho, programa 5S, etc.
Acontece que em todos os meus blogs coloquei uma ferramenta que dá nota automaticamente aos posts baseados em critérios deles como de visitação, comentários, temas, etc.
Em todos os meus outros blogs e posts minha nota é dez. Entretanto no caso do programa 5S recebi duas notas abaixo de 7. Quero mudar o tema abordado e estou sem idéia sobre o que escrever.
Você pode me dar alguma sugestão?
Meu e-mail é jorgepurgly@gmail.com
Muito obrigado e continue postando estes artigos belos e que dão agua na boca.
Um forte abraço,
Jorge
meu mapa social em
http://xeesm.com/JorgePurgly
meus outros blogs
http://biometrio.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com
http://universotrade.blogspot.com

Iliane disse...

que bolo lindo!!sei que bolo seu..são sempre maravilhosos!!já fiz uns dois..êsse deve ser tambem mais uma de suas receitas incriveis..bjus

ameixa seca disse...

Que aspecto delicioso. Adoro pound cakes (não sei a tradução para português) e este deve ficar muito bom :)

Ana Powell disse...

Gosto imenso de bolos que levam queijo ricotta.
Excelente bolo x

Cynthia disse...

Isn't this like this like the best pound cake you've ever had. I love this cake.

inspirações da Jô disse...

Ótima receita, parece tão fofinho e macio!!!!
Estou com saudades, como você está?
Beijos e um ótimo domingo!!!!!