sábado, 16 de janeiro de 2010

pizza

Ando envolvida com outras coisas, faltando tempo e sobrando preguica para escrever aqui.
Tambem por que as vezes acho que meus ultimos cozinhados nao adam merecendo posts. Sei la...
Mas ai, essa pizza realmente mereceu aparecer por aqui, pois no caso da pizza é a massa que realmente garante seu sucesso, e esta provou-se muito boa.
Nessa da foto a cobertuta foi tipo Margherita, minha favorita.



Ingredientes  da massa
4 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei de glúten elevado)- gelada - ou seja, coloque a farinha ja medida por meia hora na geladeira
1 3/4 colheres de chá de sal
1 colher de chá de  fermento instantâneo para pão
1/4 xícara de azeite (opcional)- eu uso
1 3/4 xicara de água gelada
Semolina ou fuba de milho para polvilhar

Preparo:
Misture a farinha, o sal e o fermento na tigela da batedeira. Junte aos poucos o óleo e a água fria até que a farinha esteja toda absorvida, misturando em velocidade baixa com o acessório pá. Assim que comecar formar uma bola, troque a pa e mude para o acessorio gancho, e continue misturando em velocidade média de 5 a 7 minutos, ou o tempo que leve para criar uma massa suave e pegajosa. A massa deve limpar os lados da tigela. Se a massa estiver muito molhada e não desprender dos lados da tigela, polvilhe farinha só um pouco mais até que limpe os lados, mas nao precisa desprender do fundo da tigela. A massa terminada será elástica e pegajosa.

Polvilhe farinha sobre uma bancada e transfira a massa. Corte em 6 pedaços iguais ou em 3 se for moldar pizzas grandes. Mantenha as mãos secas e enfarinhadas e molde bolas com cada porcao de massa. Transfira as bolas de massa para recipiente untado e cubra com filme plástico food-grade tambem untado com azeite. Deixe descansar por 2 horas.
Para moldar as pizzas, pressione suavemente a massa em discos achatados na espessura e diâmetro desejados. Coloque em uma tabua ou forma com semolina ou fubá suficiente para permitir que deslize sobre a pedra ou forma onde ira ao forno. Cobrir levemente com o molho de tomate e depois com outros toppings favoritos. Bom lembrar que as melhores pizzas geralmente não levam mais que 3 ou 4 coberturas, incluindo o molho e o queijo. Se cobertas levemente resultam numa crosta bem assada.
Pre-aqueca o forno.
Deslize a pizza sobre a pedra ( se usar a pedra, esta deve estar previamente aquecida, no terco inferior do forno) - se assar diretamente numa forma  não pré-aqueça. A pizza deve levar cerca de 5 a 8 minutos para assar.
* Observe que esse tempo pode variar, dependendo do forno/temperatura.
Retire a pizza do forno e espere 3 minutos antes de cortar e servir.

Nota: A massa pode ser feita de vespera e deixada na geladeira, onde pode se manter por até 3 dias.
Se nao quiser usar toda a massa, e quiser guarda-la para uso futuro, pode-se armazenar no freezer. Para isso passe cada bola de massa em uma tigela que com algumas colheres de azeite nela, rolando a massa e em seguida coloque cada bola em um saco separado. Pode-se manter os sacos no freezer por até 3 meses. Para usar basta transferir para a geladeira no dia anterior a fazer a pizza.

7 comentários:

Amehlia Digital ! ® disse...

Fia!
Se vc não anda cozinhando bem e fez essa maravilha...imagino quando melhorar...:D
Terei que fazer uns cursinhos em sua cozinha, então...:)
Uma dúvida, pq vc coloca a farinha na geladeira e posso mesmo congelar a massa? No congelador da geladeira serve também?
Gostei muito!!!
Um bejim,
da Vinni

Magia na Cozinha disse...

Amo pizza, mas ainda não encontrei a receita perfeita. Continuo na busca.
Bjs :)

Iliane disse...

amei a massa dessa pizza!!deve ficar bom demais..bjus

Teresa Newman disse...

que pizza linda, apetitosa demais.

Odete disse...

@ Amelia > Essa receita em especial pede que a farinha esteja gelada e tambem a agua a ser usada. Nao sei porque. Mas a massa eh boa. E voce pode sim, manter no congelador.

Kitty disse...

Odete, vou tentar fazer essa pizza no final de semana. A sua tá com uma cara de estar deliciosa...vamos ver a minha...bjs

angela disse...

mais uma pizza para testar, adorei. bjs