segunda-feira, 7 de abril de 2008

bolo de chocolate sem farinha

flourless chocolate cake



Aniversario tem que ter bolo. E mesmo Little Geo não gostando de doces, fiz esse bolo para a sobremesa do jantar da Sexta. Não é um bolo muito doce e suavizei ainda mais, servindo com as frutas frescas, que ele gosta muito.
Ingredientes:
340 g de chocolate meio amargo (50% cacau)
5 col. (sopa) de manteiga sem sal
5 col. (sopa) de leite
5 col. (sopa) de amêndoas moídas
170 gr de açúcar
1 col. (chá) de fermento em pó
4 ovos separados
Preparo:
Pré aqueça o forno 180ºC / 350ºF.
Unte uma forma de 23 cm / 9 in com manteiga, forre com papel manteiga também untado.
Numa tigela que possa ir ao calor, coloque o chocolate em pedacinhos, a manteiga e o leite. Leve a tigela sobre uma panela com agua a ferver em fogo baixo. Misture bem ate derreter o chocolate.
Em separado, bata bem as gemas com metade do açúcar e junte ao chocolate derretido. Junte as amêndoas moídas e o fermento em pó.
Também em separado bata as claras em neve juntando alternadamente o restante do açúcar ate formar picos firmes, gentilmente agregue à mistura de chocolate. Coloque na forma e leve para assar por 40 minutos.
*Devido a variação de forno é bom fazer o teste com um palito, se ele sair limpo esta assado.

Obs.: Esse tipo de bolo sem farinha não cresce muito e quando esfria abaixa um pouco e tem aspecto de torta.
Pode ser servido morno ou frio. Com creme batido tipo chantilly ou pulverizado com cacau ou açúcar em pó.
A receita copiei daqui

16 comentários:

Anônimo disse...

nooooosssa estou babando!!!! deve ser muito bom, ainda mais acompanhado de tantas frutas e cores!! lindo, lindo! e parabéns para o aniversariante :)

laila radice disse...

ficou lindo!!!tenho certeza q etsava delicioso..tbm so podia..com tanto capricho...

bjs

Cris disse...

Ah que delicia! Eu já fiz uma tentativa deste tipo de bolo, mas minha forma era muito grande e ele ficou bem baixinho. Adorei a decoração com as frutas, wow!!!

Natércia Ramalho disse...

Querida que bolo maravilhoso adorei e tudo o que seja com muita cor para mim eu adoro desculpa mas vou ter que fazer o teu bolinho e para mais tem frutos que eu adoro demais um beijo. Natércia...

Filipa disse...

Esses bolos sem farinha ficam sempre tão fofinhos não é mesmo? Esse devia estar uma delícia e foi uma óptima ideia acompanhar com frutas frescas.

beijinhos

Anônimo disse...

Bolo de chocolate é comigo mesmo. Ficou com um aspecto delicioso. Bjinhos e uma óptima semana para você.

Laurinha disse...

Que capricho!!! Adorei a decoração, e frutas com chocolate, hummmm, delícia!
Beijinhos,

Gourmandisebrasil disse...

Os bolos de chocolate sem farinha ficam com uma textura incrível! Quase cremosos! Prefiro tbm com pouco açúcar/doce.
bjo,
Nina.

Marizé disse...

Ai, que coisa linda e boa que eu vi agora.
Eu sou choco dependente, não posso vêr estas coisas, fico com sindrome de ebstinência!

Hehe... :-)

Bjs

Leila disse...

salivei!
que bolo lindo!
Fizestes me lembrar que tenho que pensar no que fazer para meu aniver.
well done baby.
beijinhos

Janna Joaninha disse...

ficou lindo lindo lindo! imagino que muito gostoso tbm ;)

Sylvia disse...

Adoro esses bolos de chocolate sem farinha

Mel L. Ramos Bryar disse...

Ficou incrívelmente lindo! Parabéns!! chocolate é chocolate, mesmo sem farinha...rsrsrsrs e este dá vontade de comer mais que um pedaço...com tantas frutas deliciosas para acompanhar! Beijos

Goreti disse...

Nu nca fiz esse bolo sem farinha, vou experimentar...Ficou lindo...aqui não temos blueberries fresco, e nem sempre encontro congelados... que não deve se comparar em nada ao fresco...

Beijos!! Ah, ia me esquecendo, parabéns pro filhão!!!

Vivian disse...

que coisa mais linda!!
apresentaçao perfeita!!
Adorei!!!

risonha disse...

ainda vou a tempo de pedir uma fatia?????